No Sesc Alagoas, o Trabalho Social com Grupos (TSG) promove atividades voltadas para os idosos, visando a melhoria da qualidade de vida. Uma dessas atividades é o Projeto de Musicalização para a Pessoa Idosa, no qual é desenvolvido o coral de idosos do Sesc Alagoas.
De acordo com o analista em Música do Sesc Alagoas Luann Veiga, o coral existe há mais de 20 anos e tem como principal objetivo promover a inclusão social por meio da música. As aulas foram retomadas no final de março, depois de dois anos paralisadas devido à pandemia de covid-19.
A aposentada Maria das Neves Guimarães, uma das participantes mais antigas, lamentou a ausência do coral nesse período. “Graças a Deus que voltou, né? Eu passei dois anos dentro de casa, não podia nem ir ao supermercado. Eu gosto muito de música e esse coral é uma distração para mim. O professor também é muito bom, trata a gente muito bem. O coral é a atividade que eu mais gosto de fazer aqui no Sesc, me sinto em casa”, disse.
As aulas de musicalização para a pessoa idosa acontecem às quartas e sextas, às 9h, no Sesc Poço. Para participar, é necessário ter mais de 60 anos e ser inscrito no Trabalho Social com Idosos (TSI). Além disso, é preciso, claro, que haja vagas disponíveis. Atualmente, as vagas do projeto já estão preenchidas, mas, havendo o surgimento de novas vagas, o Sesc Alagoas fará a divulgação.