Música, esporte e cultura. Essa é a mistura que fez ferver a areia da praia da Caueira, no município de Itaporanga D’ajuda, durante este fim de semana, no Verão Sergipe 2011. A quarta edição da festa chegou ao fim e já deixa saudades no público que, a cada ano, faz deste um dos maiores e melhores eventos do Nordeste durante a estação mais quente do ano.
Ao todo, foram mais de 20 horas de show, com artistas sergipanos e nacionais. A programação atraiu, aproximadamente, 110 mil pessoas ao litoral sul sergipano durante os dois dias de festa. Esta verdadeira multidão aproveitou a festa com segurança e em clima de paz e diversão.
“Uma enorme multidão lotou a arena do Verão Sergipe. Pessoas que vieram curtir artistas nacionais, e que conheceram um pouco mais dos nossos artistas locais. Então podemos dizer que a nossa missão foi cumprida. Esta edição da festa se encerra, mas já deixa saudades, afinal, a marca do sucesso está colada neste evento. O que nós esperamos é trabalhar o Verão Sergipe 2012 antecipadamente, para que possamos atrair ainda mais patrocinadores, e para que este evento lindo possa ser realizado em muito mais cidades”, ressaltou a secretária de Cultura, Eloísa Galdino.
Cultura popular
A cultura popular teve um espaço todo especial na festa. Para abrilhantar a segunda noite de shows, um cortejo folclórico formado por cinco grupos oriundos da cidade de Itaporanga animou todos que chegavam à praça de shows.
Com suas pisadas fortes e muita animação, o Samba de Coco Nova Geração, da Ilha de Mem de Sá; o Cacumbi do Sr. Juarez; os Reisados ‘As Filhas de Maria’ e ‘Santo Antônio’; além do Samba de Coco ‘As Favoritas’, encantaram o público que chegava à área onde foram montados o palco principal e a Arena Multicultural.
“Está sendo ótimo abrir essa festa e mostrar um pouco da nossa cultura para as pessoas que vêm prestigiar essa festa tão bonita. Desde que fundamos nosso grupo, há 14 anos, fazemos inúmeras apresentações pelo Estado, mas essa, com certeza, tem um significado especial, afinal é uma festa que está acontecendo na nossa cidade”, afirmou José Paulo, do Samba de Coco da Ilha de Mem de Sá.
Para a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, a participação das culturas populares vem a brindar o Verão Sergipe 2011, uma vez que o foco da festa é atrair turistas e visitantes para ‘descobrir’ o Estado. “Os grupos folclóricos trazem a mistura de ritmos que faz o Verão Sergipe, e é uma forma ímpar da difusão da cultura popular. Esta é a marca da nossa festa, dialogar com as mais diferentes vertentes da cultura sergipana, o que agrada muito, nossa população e nossos visitantes”, lembrou a secretária.
O gestor de cultura do município de Itaporanga D’ajuda, Bráulio Lima, estava presente durante o cortejo e se mostrou muito feliz com a receptividade do público aos grupos. “Não há como se falar em cultura, sem abordar nosso folclore. A Secretaria de Cultura está de parabéns por buscar trazer esse foco à festa, principalmente por ser em grupos de diferentes estilos, mas que remetem de forma brilhante a nossa cultura”, finalizou.
A estudante curitibana, Débora Calomeno, está passando as férias em Sergipe, e foi convidada por familiares para conhecer a festa. Para a jovem, a festa é uma feliz surpresa, tanto pelas bandas nacionais, quanto pelas locais. “Estou gostando muito da estrutura, o clima de praia, isso tudo é muito interessante. Além disso os grupos folclóricos me encantaram e fizeram toda a diferença na festa”, afirmou.
Clima de saudades
Entre o público o clima era de euforia e saudade. O bancário Henrique de Oliveira, por exemplo, possui uma casa de veraneio no balneário, e todos os anos faz questão de prestigiar a festa. “O clima é sempre de muita tranqüilidade e harmonia. Gostei muito das bandas que passaram por aqui e acredito que a cada ano a festa cresce cada vez mais”, disse.
As estudantes Larissa de Almeida e Jéssica Ramos curtiram intensamente todos os shows e afirmaram comparecer a festa sempre que é possível. “O evento é maravilhoso. O mix de estilos fez toda a diferença e atrações da Arena Multicultural foram muito bem escolhidas”, disse Larissa.
O ator Ivilmar Golçalves aprovou a festa e já se mostrou saudoso com o fim do evento. “Esse tipo de festa é uma das melhores coisas que Sergipe oferece a sua população, pois proporciona acesso a artistas nacionais e a expoentes da música sergipana como Patrícia Polayne. Sem dúvida é uma festa fantástica”, contou.
Trabalho integrado
O êxito do Verão Sergipe se dá através da capacidade do Governo de Sergipe em integrar os mais variados setores desta gestão. Coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), e com patrocínio do Banese, o evento conta ainda com o apoio Secretaria de Estado da Saúde (através do SAMU e Vigilância Sanitária), da Secretaria de Segurança Pública (por meio das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros), da Polícia Rodoviária Federal, da Secretaria de Infraestrutura (através da Deso e DER), Secretaria de Justiça e Cidadania, Secretaria de Meio Ambiente e Prefeitura de Itaporanga d’Ajuda.