Apresentação foi na Praça do Mirante, no Jacintinho
O fim de tarde deste sábado (28) na Praça do Mirante, no Jacintinho, marcou o início de uma série de apresentações culturais que acontecerão na capital até novembro por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural. Trata-se do “Concertos para Maceió”, shows gratuitos criados para levar a música clássica e canto coral à população. A iniciativa percorrerá diferentes bairros com os espetáculos da orquestra Ero Dictos e do coral do Instituto Federal de Alagoas (Coretfal).
O Presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Vinícius Palmeira, falou da importância de levar aos bairros de Maceió momentos culturais para a população. “Esses espaços têm que ser aproveitados pelos moradores, pois fazem parte da agenda cultural da cidade”, disse Vinicius.
Na praça, a estrutura montada, a performance dos artistas e o cenário proporcionado pela visão que o mirante oferece foram aprovados pela moradora Maura Leal. “Na minha família tem músicos e minhas filhas cantam. A iniciativa da prefeitura tem que ser apoiada. É algo que deve ser aproveitado pela população, pois não lembro se já houve por aqui evento parecido”, disse a moradora.
Sobre a apresentação
No primeiro momento, o grupo de música clássica Ero Dictus, do latim “Serei o Anunciado”, encantou a plateia com o concerto “Ero Dictus In Classic”. São 18 coralistas e 10 instrumentistas de cordas que executaram um vasto repertório de peças de autores eruditos, liderados pela pianista Oriêta Feijó.
“Esse projeto da Fundação vai contribuir para a divulgação da música clássica. Estamos vencendo barreiras”, comemorou a pianista.
Em seguida, entrou em cena o espetáculo litero-musical Baião de Dois – um tributo ao centenário de Luiz Gonzaga, protagonizado pelo Coretfal (Coral do Instituto Federal de Alagoas) e produzido pelo IMAM – Instituto Maria Augusta Monteiro. São 32 cantores e músicos que propuseram – por meio do canto coral – aliado à dança, teatro, poesia, projeções, indumentárias, ritmos do xaxado, xote, forró, baião, toadas e outras linguagens artísticas – evidenciar o trabalho de um artista que mostrou ao Brasil um Nordeste até então desconhecido e que se tornou um marco para a formação da Música Popular Brasileira.
A próxima edição do projeto Concertos Para Maceió acontece no próximo domingo, dia 6 de outubro, no bairro de Santa Lúcia.
