Até o dia 20 de dezembro, o Museu Palácio Floriano Peixoto sedia a exposição fotográfica Moradas, que propõe uma reflexão sobre um dos espaços mais importantes para a sociedade brasileira – o lar. A exposição faz parte do Projeto “Sergipe in Foco”, contemplado pelo edital Rede Nacional Funarte Artes Visuais 2010 e tem apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Sob a curadoria de Ana Cristina Barreto, a exposição é dividida nos núcleos Devoção, Aparência e Cotidiano, e conta com 33 imagens registradas pelos profissionais Álvaro Villela, Benedito Letrado, Isa Vanny Farias, Jr. Beira Mar, Márcio Garcez, Marco Vieira, Michel Oliveira, Mônica Carvalho e Tanit Bezerra.
As imagens são fruto de um trabalho de campo, que captou imagens de moradas sergipanas em oito regiões distintas (Grande Aracaju, Baixo São Francisco, Centro-sul, Alto Sertão, Médio Sertão, Região Leste, Agreste e Sul).
Segundo a curadora, a escolha do tema baseou-se em critérios que consideram a importância do registro documental do contexto do morar – a casa – como tecido constitutivo da cidade e do campo, evidenciando a presença humana no ambiente, mesmo que ela não seja visível.
“O tema traz a reflexão sobre o significado do habitar, as diferenças de formas e de conteúdos expressos por meio das cores intensas, dos jogos de luz e sombra, das imagens que sugerem texturas, e remetem a algumas delas, a outras linguagens artísticas, como a pintura. Assim, imagens de moradas podem ser interpretadas segundo a visão do artista, no que considera mais relevante do ponto de vista cultural para integrar-se ao projeto Sergipe in Foco. Objetos, interiores e exteriores de casas podem evidenciar significados, desejos e sonhos. Detalhes de imagens que podem revelar hábitos, valores, influências climáticas, culinárias, e até religiosas”, explica a curadora.
Para Jr. Beira Mar, um dos fotógrafos envolvidos no projeto, foi um desafio participar pela primeira vez de um projeto dessa magnitude. “Nunca havia participado de uma coletiva como essa em que um tema foi pré-estabelecido para que os fotógrafos trabalhassem a partir dele. Inicialmente, fiquei receoso de cair no lugar comum, focar a questão da arquitetura da cidade, mas ao final, percebi que a experiência foi bastante válida”, destaca.
Um DVD contendo fotografias da exposição, o making of das oficinas realizadas pelo projeto e a trilha sonora original da banda Pilão de Pif será distribuído em escolas e instituições culturais.
O Museu Palácio Marechal Floriano Peixoto pode ser visitado gratuitamente. Mais informações pelo endereço eletrônico www.sergipeinfoco.blogspot.com e pelo telefone (82) 3315-7874.