Até o final de outubro, iluminação do Palácio Floriano Peixoto será rosa para lembrar a campanha contra o câncer de mama
Desde a noite desta quinta-feira (03) e durante todo o mês de outubro, a iluminação da fachada do Museu Palácio Floriano Peixoto passa a ser rosa. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Gabinete Civil em apoio ao movimento internacional Outubro Rosa, pela luta contra o câncer de mama.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), vai disponibilizar 7.200 exames de mamografia para mulheres de 40 a 69 anos, durante todo o mês. Dois caminhões – equipados com dois mamógrafos – percorrerão os bairros de Maceió e municípios do interior do Estado com a meta de realizar por dia 280 exames.
Para realizar o exame é necessário estar com os originais e cópias do documento de identidade, comprovante de residência e cartão do SUS. O movimento Outubro Rosa tem o objetivo de alertar a população sobre os riscos e a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama, o segundo mais recorrente do mundo.
“A iniciativa significa a adesão do Palácio do Governo a esse importante chamamento da população para um problema sério, que é o câncer de mama. Significa lembrar e fazer com que as mulheres adotem iniciativas para a prevenção e detecção precoce de uma doença que é grave, mas que é curável se detectada no estágio inicial”, afirma o secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Antônio Machado.
