Depois de inúmeras tentativas pelo São Paulo e recentemenete, o Fluminense, o treinador Muricy Ramalho alcançou o objetivo que ele tanto almejava: o inédito título de campeão da Copa Santander Libertadores, após a vitória do Santos diante do Peñarol, por 2 x 1, nessa quarta-feira, no Pacaembu.
Muricy já fora campeão brasileiro pelo São Paulo e pelo Fluminense, além de diversas conquistas estaduais pelo Internacional, São Paulo e Náutico, mas ainda faltava essa conquista continental. E ela veio pela equipe da Vila mais famosa do mundo.
E olhe que ele chegou ao Santos num mau momento. O Peixe estava prestes de ser eliminado. Após empatar as duas primeiras partidas – 0 a 0 com Deportivo Táchira, na Venezuela e 1 a 1 com o Cerro Porteño, na Vila – e perder para o Colo Colo no Chile, por 3 a 2, a campanha do time peixeiro parecia fadada ao fracasso. Mas para que isso não ocorresse, a diretoria contratou Muricy em abril.
Desdeentão, as coisas melhoraram, o time conquistou o Paulistão 2011, o mais difícil estadual do país e cresceu na competição sulamericana, chegando ao título máximo com todos os méritos e com a participação decisiva do vitorioso técnico.