
Murici empata e fica com o título do Turnão
Na tarde deste domingo, o CRB enfrentou o Murici (líder do Alagoano) e ficou no empate por 1 a 1, no Estádio Severiano Gomes Filho, na Pajuçara, pela 17ª rodada do Campeonato Alagoano. Mesmo empurrado pela torcida que compareceu em grande número, o Galo não conseguiu a vitória e continua fora da zona de classificação da fase decisiva do primeiro turno.
Por outro lado, o resultado fez o Murici conquistar por antecipação, o título do Turnão, ficando com a vantagem na fase decisiva e com uma das vagas na Copa do Brasil em 2011. Já o CRB, terá que esperar até a última rodada, vencer e ficar na dependência de outros resultados para chegar ao G-4 e disputar uma vaga na final do 1º Turno.
Bem melhor no jogo, o CRB teve várias oportunidades, principalmente no primeiro tempo, mas o goleiro Dias estava numa grande tarde e foi o grande responsável pelo resultado do jogo, praticando grandes defesas. O CRB saiu na frente com Rodrigo Batata no início da segunda etapa, mas Guêba empatou o jogo, depois de uma falha do goleiro Fillipi e fez a equipe da Zona da Mata conquistar o título das duas primeiras fases do Turnão.
Na 18ª rodada, o CRB vai enfrentar o CSE, no próximo sábado, às 15 horas, no Estádio Severiano Gomes Filho, em Maceió. Já o Murici, vai fazer o seu último jogo no Turnão, contra o Santa Rita, também no sábado, às 15 horas, no Estádio José Gomes da Costa, em Murici.
O jogo
Apoiado pela torcida que mais uma vez compareceu em grande número à Pajuçara, o CRB pressionou o líder do Alagoano desde o início da partida. O técnico Celso Teixeira estava muito agitado no banco de reservas, pedindo um empenho extra de cada jogador. Uma vitória poderia fazer o CRB voltar ao G-4 e não poderia ser melhor para o Galo, a vitória acontecer justamente contra o líder da competição.
O Murici preferiu esperar o CRB na defesa, para em seguida sair rapidamente no contra-ataque. O técnico Edson Ferreira fez algumas substituições na equipe, principalmente nas numerações dos atletas, utilizando uma estratégia para tentar confundir a marcação do CRB.
No primeiro lance do jogo, o CRB chegou com perigo. O meia Johnnatann puxou o ataque do Galo, partindo na velocidade pelo lado esquerdo, ao receber uma bola do lateral Iure, o jogador arriscou o chute de fora da área, mas o goleiro Dias estava bem posicionado e fez a defesa.
Jogando pelas laterais do campo, o CRB dominava o jogo, mas não conseguia chegar com frequência ao ataque, já que a postura defensiva do Murici dificultava a ação dos jogadores habilidosos do CRB. Na primeira chegada do Murici, o meia Da Silva fez uma boa jogada e serviu Alexsandro, que chutou fraco facilitando para Fillipi defender.
O Murici conseguiu equilibrar o jogo, mas pecava no último passe. O técnico Celso Teixeira continuava nervoso e bastante irritado com a queda de rendimento do CRB. O atacante Wellington recebia forte marcação e não tinha espaço para chutar na grande área, a alternativa encontrada foi sair da área e buscar o jogo. No primeiro lance, o atacante do CRB conseguiu roubar a bola do zagueiro Nado e arriscou o chute, a bola passou perto do travessão do goleiro Dias.
A partida estava equilibrada e no lance seguinte, o Murici respondeu à altura. Desta vez, numa tabelinha entre Peixinho e Guêba, o volante que estava improvisado na lateral arriscou o chute, mas a bola passou longe da trave de Fillipi. Na conclusão do lance, Guêba ficou lamentando a oportunidade perdida.
O goleiro Dias que era dúvida para o jogo, fez uma defesa maravilhosa quando Rodrigo Batata recebeu um passe em profundidade. O meia do CRB chutou colocado e Dias fez uma bela defesa, colocando para escanteio.
A pressão era grande e o CRB não desistia de marcar o primeiro gol. Mais uma vez, o jovem Wellington conseguiu ganhar da defesa do Murici e fazer o cabeceio, mas Dias estava atento e se esticou todo para realizar uma defesa maravilhosa.
O CRB era superior ao adversário, conseguia chegar aproveitando os erros do Murici. Já o líder do Alagoano tentava reagir à pressão exercida pelos donos da casa, mas estava encontrando muitas dificuldades para conter tal pressão.
Aos 33 minutos, o CRB teve outra boa oportunidade. Depois da cobrança de escanteio, o atacante Edmar apareceu livre para fazer o cabeceio. O zagueiro Sinval conseguiu salvar milagrosamente em cima da linha. O Murici respondeu dois minutos depois, desta vez, o zagueiro Sinval apareceu na grande área e concluiu de cabeça, mas Fillipi estava bem posicionado e fez a defesa no centro do gol.
No final do primeiro tempo, o CRB continuou insistindo, tentando marcar o primeiro gol da partida. O meia Rodrigo Batata foi lançado e dentro da grande área deu um leve toque de cabeça para encontrar o jovem Eduardo que também de cabeça tentou, mas o goleiro Dias estava numa tarde muito feliz e realizou outra excepcional defesa.
A insistência do CRB começava a incomodar e as sucessivas defesas do goleiro Dias estavam fazendo o torcedor regatiano perder a paciência. Em outra grande exibição, o goleiro praticou mais uma grande defesa no cabeceio de Rodrigo Batata. No último lance da primeira etapa, o Murici quase abriu o placar com Gustavo. O meia do Murici tabelou com Da Silva e ficou de frente para o gol, mas demorou muito para se definir e o goleiro Fillipi saiu corajosamente do gol e fez a defesa.
No segundo tempo, o CRB voltou com a mesma pegada da primeira etapa. A necessidade de conquistar a vitória fazia o time partir quase no desespero em busca do primeiro gol. O Murici apenas se defendia e esperava a pressão inicial diminuir para administrar o resultado e tentar marcar no contra-ataque.
A estratégia do Murici não funcionou, depois de muita insistência e merecimento, o CRB conseguiu abrir o placar aos 6 minutos com o meia Rodrigo Batata. Depois do cruzamento de Iure, Batata subiu mais que a defesa e fez o cabeceio no canto do goleiro Dias que apenas acompanhou a bola balançar as redes: 1×0.
Para piorar a situação do Murici, o atacante Alexsandro agrediu o lateral Caimmy quando o jogo estava paralisado e acabou sendo expulso, deixando o líder do Alagoano com um jogador a menos. Os jogadores do Murici ficaram revoltados com a uexpulsão de Alexsandro e partiram para cobrar satisfações da arbitragem. A Polícia Militar teve que acalmar os ânimos dos atletas.
Vencendo o jogo e com um jogador a mais em campo, o CRB tentava se aproveitar do desequilíbrio do Murici. O atacante Wellington teve outra oportunidade e depois de chutar forte, Dias fez novamente outra grande defesa.
O CRB continuou bem mais vibrante em campo e o Murici parecia que não tinha mais interesse no jogo e começava a se defender, sem querer se arriscar ao ataque. O jovem Eduardo fez uma boa troca de passes com Wellington e recebeu na frente, mas a defesa do Murici se antecipou e fez o corte.
Mesmo em desvantagem numérica em campo e no placar, o Murici assustou e quase chegou ao empate. Depois de uma cobrança de falta, a bola passou por toda a extensão da grande área e quase surpreendeu o goleiro Fillipi. O Murici teve outra oportunidade na sequência com Ninho que conseguiu dominar, mas chutou fraco para fora.
Neste momento, o Murici, mesmo em desvantagem, conseguia crescer no jogo e encontrar muitos espaços em campo. O CRB parecia que sentia a parte física e começava a levar vantagem na partida.
Depois de uma série de jogadas perigosas, o Murici conseguiu o empate de forma heróica. E em mais uma falha do goleiro, o CRB é prejudicado no Alagoano. Depois de um escanteio, o goleiro Fillipi saiu do gol e deixou a bola em condições para Guêba concluir de cabeça, por cobertura, deixando tudo igual: 1×1.
O gol do Murici foi um verdadeiro golpe para o CRB, que não conseguiu mais sufocar a equipe da Zona da Mata. O time regatiano sofreu uma pressão enorme até o final do jogo. Nos acréscimos, o zagueiro Alexandre Luz foi expulso, mas o placar não mudou e o Murici conquistou com o empate, o título por antecipação da fase de classificação do 1º Turno.
FICHA TÉCNICA
CRB 1×1 MURICI
Campeonato Alagoano – 1ª Divisão (17ª rodada)
Estádio: Severiano Gomes Filho, Maceió (AL)
Data/hora: 04/04/2010 – 15 horas (de Brasília)
Árbitro: José Elias Santos Filho
Auxiliares: Fernando Maciel e Henrique Eduardo
Cartões amarelos: Branco (Murici) 15′; Sinval 37′; Caimmy (CRB) 41′; Alexandre Luz (CRB) 48′ – 1º Tempo; Wellington (CRB) 33′; Foiane (CRB) 35′; Guêba (Murici) 40′; Peixinho (Murici) 40′; Rogério Correia (CRB) 44′;
Cartão vermelho: Alexsandro (Murici) 8′ e Alexandre Luz (CRB) 46′ – 2º Tempo
Gols: Rodrigo Batata (CRB) 6′ e Guêba (Murici) 38′ – 2º Tempo
Equipes:
CRB – Fillipi; Rogério Correia, Ítalo (Reinaldo 41’/2ºT) e Alexandre Luz; Caimmy (Léo 27’/2ºT), Johnnatann, Foiane, Rodrigo Batata e Iure; Wellington e Edmar (Eduardo 34’/1ºT)
Técnico: Celso Teixeira
MURICI – Dias; Guêba, Nado, Sinval e Paulinho; Serginho, Branco, Gustavo (Ninho 19’/2ºT) e Da Silva; Peixinho e Alexsandro
Técnico: Edson Ferreira