×

Cultura

Mupa encerra 5ª Primavera dos Museus com apresentação da cultura afro

Crianças aproveitaram o momento para declamar poesias

O Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa) vai encerrar as atividades da 5ª Primavera dos Museus com uma apresentação da cultura afro. Na noite desta quinta-feira (22), a ialorixá e Patrimônio Vivo de Alagoas, Mãe Neide, vai apresentar no local o tema “Obirin-Símbolo da Resistência”, além de uma exposição de indumentária de orixás.

A semana dedicada ao evento está atraindo muitas pessoas ao Museu. Na tarde dessa quarta-feira (21), mais de 80 crianças lotaram o salão principal do Mupa para declamar e apreciar poemas de diversos autores da literatura brasileira.

Com os olhares e ouvidos atentos às explicações do coordenador do projeto, Ricardo Cabús, sobre como participar do sarau, os alunos da Escola de Ensino Fundamental Cleto Marques Luz, e outras crianças acompanhadas dos pais, escolheram e declamaram os poemas distribuídos no varal.

O diretor do Mupa, José Márcio Passos, deu as boas-vindas às crianças recitando a poesia Convite, de José Paulo Paes. Após escutarem o poema, os alunos perderam a timidez e recitaram as poesias.

As crianças se divertiram aprendendo, por meio dos textos, mais sobre literatura brasileira e importantes escritores. Francisco Diego de 9 anos, leu a poesia Eu vi a Vera, de Elias José e, empolgado, escolheu outro poema. “Achei muito bom, foi divertido, por isso quis falar de novo.”, disse.

Já Isterfany Vitória, 9 anos, que estava tímida, logo pegou gosto pela poesia e escolheu o poema Os meninos Morcegos, de Sérgio Caparelli. “Fiquei com vergonha, mas depois que li gostei muito”, disse. Outros preferiram registrar o momento, como Ian Bryan, 10 anos, que filmou tudo com seu celular. “Vou mostrar para minha família e todos os meus amigos.”, explicou.

Além do grupo de alunos, outras crianças acompanhadas dos pais, também participaram. Gardênia Nascimento levou as três filhas e achou a iniciativa muito interessante. “É uma ótima oportunidade para elas participarem de uma atividade desse tipo, que geralmente não é oferecida ao público infantil”, destacou.

O sarau poético contou com a participação da cantora Leureni Barbosa com o poema A Casa, de Vinícius de Morais, cantando junto com o público mirim. Além de muita poesia, os músicos, Bruno Palagani e Wilbert Fialho apoiaram a ação cultural com um show de música instrumental no intervalo.

A programação do segundo dia da 5ª primavera dos Museus teve sequencia com a palestra da museóloga Cármen Lúcia Dantas, sobre O Criar e o Fazer das Mãos Femininas na Arte Popular de Alagoas.