×

Alagoas

Municípios têm até segunda-feira (9) para reconhecer proposta de débitos com a Eletrobras

Os prefeitos alagoanos devem se posicionar até a próxima segunda-feira (9) sobre a proposta de parcelamento de débitos com a Eletrobras. Este é o prazo da concessionária referente à proposta apresentada que parcela os débitos em 180 meses. De acordo com o superintendente do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Iluminação Pública (Cigip), Edmundo Catunda, o empecilho nas negociações é a imposição da Eletrobras em dispor de proposta única para todos os municípios. O Cigip convoca os prefeitos a procurarem o consórcio para que possam adequar o prazo de pagamento a uma parcela que cada município possa arcar com o valor acordado e conhecer a proposta da Eletrobras.

A partir daí, o prefeito opta se concorda ou não. “O que está impossibilitando o andamento das negociações é a determinação da concessionária em estabelecer a parcela mínina em 30% da média das últimas faturas, isso na prática quer dizer que o município no momento que assina o parcelamento aumentará em um terço a sua obrigação com a fatura de energia no mês seguinte.

Sabendo da realidade dos municípios, é impossível a negociação. Queremos chegar a uma conformidade dessa proposta, cada caso deve ser analisado separadamente”, destacou Catunda.
Para o presidente do Cigip e prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima, as partes devem dialogar e ajustar uma proposta que encaixe um valor adequado. “Se não houver uma flexibilidade nesse quesito, o gestor municipal não vai conseguir nem pagar a conta do mês, nem o parcelamento. Tem também outras questões a serem vistas, como, por exemplo, dívida de gestão anterior, período do débito, dentre outras complexidades”, explicou.

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Luciano Barbosa, a diretoria do Cigip e representantes da Eletrobras, estiveram reunidos nesta segunda-feira (2), na sede do Consórcio. Segundo Catunda, o gerente de atendimento da Eletrobras, Miguel Orsolete, informou que caso algum prefeito não reconheça a proposta apresentada, a cobrança será realizada por empresa contratada.