A diretora da assistência farmacêutica básica do Ministério da Saúde, Karen Sarmento, anunciou que os municípios brasileiros têm até 2014 para participar do sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica, o Hórus. A declaração foi feita na reunião da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), nesta segunda-feira (30).
O Hórus é um sistema especializado do Ministério da Saúde que qualifica a gestão farmacêutica possibilitando a realização eletrônica de todas as etapas envolvidas na distribuição dos medicamentos. “É uma forma de controlar e monitorar a distribuição dos medicamentos. Alagoas é pioneira, é o único estado que 100% dos municípios aderiram ao sistema”, afirmou Karen.
Para o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, a melhor forma para comprar os produtos farmacêuticos é com a criação e formalização dos consórcios. “Unir os municípios em consorcio é a melhor forma de comprar medicamentos, que trará economia, além da otimização os recursos dos municípios”, afirmou.
O presidente lembrou que o primeiro Consórcio Intermunicipal de Saúde de Alagoas, o Conesul, chega em boa hora para atender a demanda que vai surgir quando o Hórus estiver funcionando por completo nos municípios que já aderiram. Segundo a representante do Ministério da Saúde, dos 11 municípios que fazem parte do Conesul, 10 já utilizam o sistema de gestão farmacêutica.
“Vamos expandir as atividades Conesul para os demais municípios e quem sabe para todo o estado”, afirmou Marcelo Beltrão. O consórcio está iniciando os trabalhos e pretende estar em pleno funcionamento até o final desse ano. O superintendente do consórcio da saúde do Paraná, Carlos Setti, trouxe a experiência do seu estado para exemplificar aos secretários sobre os benefícios. “Foi de uma ação como essa da AMA, de unir secretários municipais e prefeitos, que saiu o consórcio do Paraná que hoje atende mais de 300 municípios. Tenho certeza que em Alagoas não será diferente”, afirmou.
O secretário estadual de Saúde, Jorge Villa Boas, afirmou que o Estado será parceiro na iniciativa e vai honrar os compromissos que forem firmados. “Através dos consórcios, os municípios vão comprar serviços e produtos de uma forma melhor e mais econômica. Um pequeno, mas um firme passo para o avanço de Alagoas”, afirmou o secretário.
A presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Normanda Santiago, parabenizou a 6ª região do Estado pela iniciativa e afirmou que a parceria da AMA e Cosems pode levar o consórcio para outros municípios.
