×

Negócios/Economia

Municípios são beneficiados com 95 toneladas de ração para piscicultura

Os municípios de Delmiro Gouveia, Pão de Açúcar, Penedo e Traipu foram beneficiados na última sexta-feira (16), com a entrega de 95 toneladas de ração para peixes. A solenidade foi realizada em Olho D’Água do Casado. O montante de R$ 160 mil é o valor que corresponde à ação, oriundos de emenda parlamentar. Aproximadamente 110 famílias que vivem da piscicultura serão favorecidas.

Para o secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Regis Cavalcante, é preciso revitalizar a aquicultura no Baixo São Francisco e parcerias com deputados comprometidos com os pequenos piscicultores, são fundamentais. “A região do Baixo São Francisco sofreu cheias não programadas, o que fragilizou a piscicultura. Agora eles estão na expectativa da mudança”, disse o secretário.

Ainda segundo Regis Cavalcante, o autor da emenda, deputado Joaquim Beltrão, é um grande colaborador e parceiro da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq).

As associações de produtores e piscicultores de Delmiro Gouveia – Lameirão, Salgado, Porto da Barra e as de Penedo, Pão de Açúcar e Traipú – irão aumentar a produção. Já a associação de Nova Esperança do município de Olho D’Água do Casado irá retomar o cultivo.

A diretora de Aquicultura Continental, Patrícia Carneiro, destacou o compromisso do Governo, por meio da Sepaq, em melhorar a assistência técnica e extensão rural, juntamente com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e Sebrae Alagoas.

“Para que o desenvolvimento da região tenha prosseguimento, é necessário continuarmos dando assistência técnica, pois hoje temos uma bolsista engenheira de pesca realizando esse trabalho. Iremos aumentar esse apoio para que a região cresça estrutural e financeiramente com o potencial existente”.