Uma das prioridades do governo do Estado é investir na redução de, no mínimo, 10% ao ano da mortalidade infantil. Para ajudar no alcance da meta, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove um curso, nesta quinta e sexta-feira (dias 1º e 2), para sensibilizar os gestores e formuladores de políticas sobre as diretrizes da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) nas maternidades e seus impactos positivos. A capacitação contará com a participação da instrutora do Ministério da Saúde, Vilneide Serva.
Na quinta-feira, participam do curso profissionais dos hospitais São Rafael, Santo Antônio, Carvalho Beltrão (Coruripe), Municipal de Porto Calvo, Regional Arsênio Moreira (Santana do Ipanema), Regional de Arapiraca, Municipal de Viçosa, Afra Barbosa (Arapiraca), Unidade Mista Djalma Gonçalves (Pão de Açúcar), Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima, Santa Casa de Misericórdia de Penedo, Santa Casa de Misericórdia de Maceió, Maternidade Escola Santa Mônica e Unidade Avançada da Mulher (Maceió).
Na sexta-feira, quando será realizado o curso sobre as Normas Brasileiras de Consumo Alimentar (NBCAL), haverá a participação dos hospitais que fazem parte da IHAC, como Casa Materna Denilma Bulhões, Hospital Santa Maria (Arapiraca), Hospital Regional Santa Rita (Palmeira dos Índios), Hospital Santa Casa de São Miguel dos Campos, Hospital São Vicente de Paulo (União dos Palmares), Hospital e Unidade Mista de Saúde Elpídio Cavalcante (Flexeiras) e Hospital Nossa Senhora da Guia.
Ao ser reconhecido com o título Hospital Amigo da Criança, estes estabelecimentos se tornam referência em amamentação para seu município, região e estado. Nestes hospitais, as mães são orientadas e apoiadas para o sucesso da amamentação desde o pré-natal até o puerpério, aumentando dessa forma os índices de aleitamento materno exclusivo e continuado e reduzindo a morbimortalidade materna e infantil.