×

Alagoas

Municípios que integram o DLIS apresentam projetos

Nesta quinta-feira, 17, técnicos e representantes de 10 municípios que integram a Agência de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável (ADLIS) em Alagoas se reuniram no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) para a apresentação de projetos voltados à inclusão social e crescimento econômico local. O DLIS é um programa que tem como objetivo estimular o desenvolvimento de cada região identificando suas potencialidades e promovendo capacitação de trabalhadores comunitários para autossustentação.

A reunião foi aberta pelo superintendente de Fomento à Estratégia e Desenvolvimento (SUED) da Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan), Moisés Aguiar, que destacou os critérios para o encaminhamento dos projetos e propôs formas mais inovadoras para o aproveitamento efetivo dos benefícios. “Não restam dúvidas de que esse programa é um importante viés para promovermos ações que possam beneficiar os municípios. Por isso a importância de termos projetos voltados para a melhoria de vida de quem mora nessas localidades”, disse.

Vários municípios apresentaram suas ações e projetos junto ao programa. Arapiraca, por exemplo, tem projetos na área ambiental, com ações na comunidade de Mangabeiras visando à transformação de catadores de lixo em agentes contribuintes com a coleta seletiva, por meio da capacitação e restauração da antiga associação dos catadores.

Já os representantes do município de Boca da Mata fomentaram a proposta da abertura de escolas de motivação empreendedora como fonte de incentivo à abertura de negócios e atendimento às potencialidades do município. O projeto visa à interação tecnológica como metodologia fundamental para a formação qualificada de jovens. A ADLIS de Boca da Mata também expôs o projeto “Água para Todos”, apresentando orçamentos para a construção de sistemas de irrigação de hortas comunitárias e comercialização dos produtos em feiras itinerantes.

O tema sustentabilidade foi o foco da apresentação feita pela ADLIS de Flexeiras. A proposta do município é gerar renda através da aquisição de subsídios para a prática da agricultura comunitária, beneficiando 80 famílias das zonas urbana e rural.

Há dois anos, a ADLIS vem dando continuidade às ações de integração com municípios alagoanos. Segundo a secretária geral da ADLIS, Aliete Estanislau, as agências locais estão se desenvolvendo e interagindo diretamente com a agência estadual. “Contamos com 22 municípios. Nossa meta é alcançar a participação dos 102, mas esperamos agregar metade dos municípios em 2010”, destacou.

Para a presidente estadual, Elza Soares, as inovações e o apoio governamental são essenciais no processo de fortalecimento das ações da ADLIS. “A parceria do governo do Estado, por meio da Seplan, contribui para a integração desse trabalho entre os municípios, além de proporcionar e incentivar a troca de experiências”, diz.

A ADLIS tem foco nos pequenos produtores e busca a inclusão social para proporcionar o desenvolvimento sustentável. As experiências nas cidades de Maragogi, com os programas de saneamento e de fomento à atividade turística, e em Coruripe, com o apoio à comercialização e confecção de peças artesanais, são exemplos de que o programa vem apresentando resultados positivos.