×

Meio Ambiente

Municípios estudam criação de consócio para tratar resíduos sólidos

Como parte da negociação dos problemas relacionados à coleta de lixo das cidades pertencentes à Zona da Mata, o prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas (PTB), recebeu na manhã desta terça-feira, 14, representantes dos municípios de Branquinha, Santana do Mundaú, São Jose da Laje, Atalaia, Ibateguara, Chã Preta e Cajueiro.

O encontro com prefeitos e representantes teve o objetivo de junto ao Ministério Público estadual debater a criação de um consórcio intermunicipal de resíduos sólidos ainda na gestão dos prefeitos em exercício. O consórcio terá como finalidade principal acabar de uma vez por todas com o problema dos lixões que existem nas cidades, que provocam enfermidades, desagrados, poluição ambiental e outros danos a saúde da sociedade.

A criação de um aterro sanitário é o objetivo de todos, inclusive a pauta estudada pelo professor Claudionor Oliveira, que apresentou seu projeto mais uma vez durante a discussão na qual estiveram presentes, além do prefeito Areski Freitas, os prefeitos de Atalaia, Francisco Vigário; de Branquinha, Renata Freitas e de Santana do Mundaú, Marcelo de Souza.

Também participaram do encontro, a promotora de Justiça, Carmem Silva; o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alex Gama; secretário de Meio Ambiente de União dos Palmares, Manoel Bernardo; secretária de Turismo de União, Izabel Maia Gomes; chefe de gabinete Arakem Almeida e os vereadores Elvinho, Tutu, Fabian Holanda e Julinho Paulino, além de assessores, jornalistas e blogueiros do município.