×

Meio Ambiente

Munícipios discutem políticas voltadas ao meio ambiente

Encontro também debateu consórcio de resíduos sólidos

Preocupados em cumprir os prazos e buscar soluções corretas para o meio ambiente, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) reuniu os principais órgãos para discutir o andamento dos consórcios de resíduos sólidos e verificar as exigências das políticas públicas de resíduos sólidos. O vice-presidente da associação, Jorge Dantas, presidiu a reunião, onde prefeitos e secretários puderam tirar dúvidas e verificar o andamento em cada região do estado.

“Os prefeitos estão buscando soluções, acredito que o consórcio é o principal caminho. Apenas grandes municípios terão o luxo de ter um aterro sanitário exclusivo”, afirmou Dantas, ao lembrar da importância dos prefeitos de se unirem para captação de recursos federais.

A política de resíduos sólidos prevê acabar com os lixões até 2014, mas a representante da Semarh, Elaine Melo, lembrou que é preciso realizar outras ações de conscientização de reciclagem e reutilização do lixo. “Os dejetos precisam ter a destinação ambiental correta, a política de resíduos sólidos não diz respeito apenas à construção dos aterros sanitários”, afirmou.

Diogenes Braga, chefe do setor de engenharia da Funasa, explicou que o órgão financia a implementação de projetos de coleta e reciclagem de materiais diretamente com as cooperativas e associações de catadores. “A Funasa só investe em infraestrutura nos municípios que tem como foco a melhoria da qualidade de vida”, complementou.

Para o presidente do Instituto do Meio Ambiente, Adriano Augusto, é preciso o envolvimento total dos gestores e parabenizou o entusiasmo e a dedicação dos prefeitos alagoanos, que lotaram o auditório. A promotora de justiça do Ministério Público estadual, Lavínia Fragoso, lembrou que o papel do Ministério é prevenir e orientar, mas colocou o órgão a disposição dos gestores. A reunião também contou com a presença de um representante da secretaria de infraestrutura do estado.