Os municípios de Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Arapiraca, União dos Palmares, Matriz do Camaragibe, Teotonio Vilela e São Miguel dos Campos e agora Viçosa, já contam com postos de identificação informatizados.
A partir da próxima semana, a população de Viçosa e de cidades circunvizinhas será beneficiada com a inauguração do 10º posto de identificação totalmente informatizado com o sistema Afis, considerado o mais moderno do mundo.
Com a inauguração de mais uma unidade, Alagoas continua na liderança dos estados com maior número de postos de identificação informatizados. “Só para se ter uma ideia, antes o cidadão do interior levava de oito a dez meses para receber a carteira de identidade; com o novo sistema de informatização a entrega é feita em, no máximo, 10 dias”, diz o diretor do Instituto de Identificação, Kelman Vieira.
O projeto de reestruturação do posto de Viçosa recebeu investimentos da ordem de R$ 50 mil, que foram destinados à compra de equipamentos de informática, incluindo quatro modernos computadores e uma câmera digital, além do mobiliário. Com a estrutura montada, a estimativa é de atendimento de 80 pessoas/dia para a emissão da carteira de identidade.
Com os modernos equipamentos, a foto junto com a captura da impressão digital da pessoa é feita pelo próprio computador, proporcionando uma maior segurança no processo de identificação. “Tudo isso é feito sem nenhum custo adicional para o cidadão”, diz o diretor do órgão, acrescentando que o projeto contou com a parceria da prefeitura local, que cedeu o prédio e disponibilizou cinco funcionários.
Reestruturação
O projeto de reestruturação dos postos foi iniciado no ano passado e já conseguiu atingir dez unidades de identificação, que antes emitiam a carteira de identidade de forma manual. Até o final do ano, o governo pretende reabrir o posto do município de Penedo, beneficiando toda a região do baixo São Francisco.
Kelman Vieira informou ainda que o governo planeja investir na aquisição de novos equipamentos, visando abrir novos cinco postos de identificação em cidades que apresentem demandas na emissão de carteiras de identidade. “Pretendemos investir nesse projeto a partir do início do próximo ano”, afirmou.