Os 12 municípios do Semiárido contemplados pelo projeto “Eu Aprendi, Eu Ensinei” vão iniciar, em junho, a fase de implantação do projeto. A ação, coordenada pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), visa combater e prevenir os agravos nutricionais infantis por meio de ações de protagonismo e empreendedorismo juvenil na área de nutrição e saúde.
De 14 a 18 de junho e de 30 de junho a 2 de julho, uma equipe formada por técnicos da Seades e do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren) de São Paulo e de Maceió, irá fazer visitas aos municípios para auxiliar na implantação das ações.
A gerente de Acompanhamento das Ações de Cooperação Técnica dos Municípios, Larissa Pessoa, disse que todas as cidades contempladas enviaram representantes para as reuniões, o que, segundo ela, já garante uma avaliação positiva. “Primeiramente fizemos uma reunião de sensibilização para apresentar o projeto, depois fizemos uma intensa capacitação na semana de 24 a 28. Tudo isso está contribuindo para que o projeto seja um sucesso”, comemora Larissa.
Na avaliação da assistente social e diretora do Cren/SP, Maria Luíza, o resultado final da capacitação foi gratificante. De acordo com ela, o empenho dos participantes será fundamental para reverter os indicadores atuais.
Segundo o diretor-adjunto da Escola Atanagildo Brandão, do município de Maravilha, Jamis Luit, o projeto está bem organizado e atende a realidade da região. “Estamos confiantes e acreditamos que faremos um bom trabalho”, afirmou.
“Adquirimos muito conhecimento para subsidiar no desenvolvimento das ações. Acredito que o nosso maior desafio será ampliar a rede de parceiros”, completou o diretor.
Foram contemplados os municípios de Poço das Trincheiras, São José da Tapera, Major Isidoro, Batalha, Dois Riachos, Maravilha, Jaramataia, Ouro Branco, Olho D’água das Flores, Santana do Ipanema, Carneiros e Senador Rui Palmeira.
O projeto – A iniciativa tem por objetivo capacitar professores e alunos das escolas públicas estaduais. Os secretários dos municípios e os diretores das escolas envolvidos na ação vão indicar um professor líder para ser capacitado e transmitir as informações para os estudantes. Estes, por sua vez, vão compartilhar seus conhecimentos com a comunidade.
Serão 189 professores coordenando as atividades e aproximadamente 7.700 alunos atingidos pelo projeto. Cerca de 17 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social serão beneficiadas com um investimento de R$ 411 mil.