×

Alagoas

Municípios alagoanos aderem ao BPC na Escola

As Secretarias de Estado de Desenvolvimento e Assistência Social (Seades), da Educação e do Esporte (SEE), da Saúde (Sesau) e da Mulher e da Cidadania dos Direitos Humanos realizaram nesta quinta (21) e sexta-feira (22) o Seminário de Informação Intersetorial do Benefício da Prestação Continuada (BPC). A ação é promovida em todo o País, sob a coordenação de seus respectivos ministérios, estima efetivar cerca 40 eventos entre os anos de 2013 e 2014.

O evento, que está entre as ações do Plano Viver Sem Limite, objetiva garantir o acesso e a permanência das pessoas com deficiência na escola, priorizando crianças e adolescentes entre 0 e 18 anos. Na oportunidade, foram capacitadas equipes técnicas do grupo gestor estadual e dos municípios participantes, além de técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), onde receberam todas as informações para facilitar o acesso dos beneficiários à escola.

O representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Wallace Freitas, expõe sua satisfação diante dos crescentes resultados observados. “Gostaria de parabenizar o Estado pela adesão quase total ao BPC na escola, são 91 cadastros realizados em um total de 102 municípios. É essencial continuar nesse caminho e mostrar a importância da ação para aqueles que ainda não foram efetivados”, exaltou.

A superintendente de Assistência Social da Seades, Aline Rodrigues, lembrou que é indispensável a atualização cadastral dos beneficiários no CadSuas. “É uma alegria estarmos aqui hoje e promover esse evento em Alagoas, mas é primordial que se entenda a importância de instrumentalizar a todos os participantes do Seminário para que a política da pessoa com deficiência alavanque, de fato, em nosso Estado”, ressaltou.

No segundo dia de evento foram lançadas oficinas de aplicação do Questionário – pesquisa que todos os municípios devem participar para identificar as barreiras que dificultam ou impedem o acesso à escola destes beneficiários. Com o resultado da pesquisa será possível apresentar soluções através dos quatro ministérios (Assistência Social, Saúde, Educação e Direitos Humanos) em trabalho com as famílias, na elaboração de propostas que assegurem o fim dos obstáculos existentes.