A Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), deflagra na próxima semana o início do processo licitatório dos transportes públicos em Maceió. O edital para a realização da primeira etapa desse processo, que consiste na escolha da empresa que irá elaborar o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU), será encaminhado à Comissão de Licitação Única e Permanente (Clup).
O PDTU é um estudo, previsto no Plano Diretor em 2005, que deve ser elaborado para que se tenha uma ideia exata da dimensão do trânsito do município, avaliando não apenas a questão do transporte público, mas também outros meios de transporte.
O Plano é fundamental para viabilizar a execução da segunda etapa do processo, que consiste na licitação para escolha das empresas que devem explorar as linhas de transporte coletivo de Maceió. O edital será publicado nos diários do Município, Estado e União, estabelecendo as condições para a participação das empresas nesse processo.
A afirmação foi feita nesta sexta-feira (21), pelo advogado Marcelo Teixeira, procurador geral do Município, durante entrevista coletiva para a imprensa, concedida no auditório da SMTT, no Tabuleiro do Martins.
“A coletiva serviu para a sociedade tomar conhecimento dos procedimentos adotados pelo município, em relação a essa licitação, que é de alto interesse social”, acrescenta Marcelo Teixeira.
Já o superintendente da SMTT, coronel Jorge da Silva Coutinho, disse que a Prefeitura está cumprindo o que a legislação determina, ao tempo em que ressaltou o trabalho que o órgão vem desenvolvendo, sob o aspecto técnico, para oferecer uma melhor qualidade do serviço à população de Maceió. “Todos os aspectos devem ser considerados e o estudo é para envolver a compreensão do trânsito na cidade como um todo”, salientou Coutinho.
De acordo com a SMTT, a frota de transporte coletivo urbano é composta por 641 ônibus, que atendem a 113 linhas e seis empresas exploram o mercado, transportando, em média, 8,5 milhões de passageiros por mês.