×

Sergipe

Município sergipano de Neópolis silencia no dia de sua Emancipação Política

Vista parcial da cidade de Neópolis

O município sergipano de Neópolis, distante 121 quilômetros da capital Aracaju, viveu uma quinta-feira triste neste dia 18 de outubro. A data marca os 333 anos de Emancipação Polícia da cidade ribeirinha, mas devido a derrota do candidato da situação, nenhuma festa foi programada para comemorar tão significativa data.

Neópolis é considerada a capital sergipana do frevo devido a realizar o segundo maior carnaval de rua do Nordeste, ficando atrás apenas da pernambucana Olinda, que assegura o título de maior carnaval de rua do mundo, com o frevo tomando conta dos quatro cantos da cidade. As festas em Neópolis sempre são marcadas pelo tradicional ‘Zé Pereira’, mas em seu aniversário, viveu um dia de silêncio e poucas pessoas nas ruas.

Dados Históricos

Segundo os registros históricos a cidade viveu por muito tempo sob o domínio dos holandeses, comandados pelo príncipe Maurício de Nassau que inclusive residiu na cidade. Foi ele quem construiu o então forte de Keer de Koe, que depois foi tomado do poder pelos portugueses, sendo mais tarde transformado pelos frades franciscanos na belíssima Igreja do Rosário, tombada atualmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Em 18 de outubro de 1679 o lugarejo recebeu a denominação de Vila Nova de Santo Antônio. Já em 1910 o lugar foi elevado à sede do município de Vila Nova, topônimo posteriormente trocado para Vilanova e finalmente, para Neópolis, em 1940.