×

Penedo

Município e Rotary Club de Penedo firmam parceria educacional

Entidade e prefeitura assinaram Termo de Cooperação Técnica

O soar de uma badalada, surgindo através de um martelinho de madeira ao tocar o sino, marca a abertura de mais uma reunião semanal do Rotary Club de Penedo. Os protocolos são seguidos à risca. E na noite chuvosa, uma parceria foi selada, entre a entidade e a Prefeitura de Penedo.

Nesta quinta-feira (17), foi assinado um Termo de Cooperação Técnica, buscando a ampliação da Escola Básica Rotary, localizada no bairro Nossa Senhora de Fátima, popular Coréia.

Funcionando sem formalização por anos, ocorreu também a oficialização da cessão de uso da unidade escolar, para a administração municipal, pelo prazo de cinco anos, podendo renovar a cada igual período.

Abrindo as falas, o presidente do Rotary, Wolgley Melo Lyra, expôs aos presentes qual o propósito do encontro: “Estamos aqui reunidos para tratar com a Secretaria de Educação de Penedo, melhorias na estruturada da Escola Rotary, a assinatura do Termo de Cooperação e o apoio para mais um projeto a ser implantado em Penedo, com recursos da Fundação Rotária e queremos saber o que o secretário nos trouxe”.

Em seguida, Luciano Lucena, se prontificou em apoiar, apesar dificuldades, os pleitos dos rotarianos. “Apesar das dificuldades que estamos passando, vamos cumprir todas as cláusulas celebradas no Termo de Cooperação, fornecendo mão de obra para a construção do pátio de recreação, do muro para o terreno em anexo à escola de propriedade do Rotary e mais uma sala de aula”, garantiu Barros.

Atualmente a escola está cedida ao município, sem que ocorra pagamento, ficando apenas as despesas pela manutenção do prédio a cargo da prefeitura. A unidade escolar atende 170 alunos, do jardim, ao 5º ano.

Apoio para projeto

O Rotary Club de Penedo recebeu cerca de R$ 7 mil para implantação de um projeto social com garotos da escola. Os recursos foram repassados pela Fundação Rotária. E entidade pediu apoio da Secretaria de Educação para a sua implantação.

“Estamos com o valor para ser investido nas crianças da escola. Então, queremos apenas a liberação da prefeitura para o uso da quadra poliesportiva do Oiteiro e um professor de Educação Física cedido pelo município, para dar aulas”, explicou o rotariano Alexandre Malta, destacando a importância do projeto que vai atender 50 alunos, e ainda fornecer todo o material para a prática do futsal.

Luciano Lucena encerrou: “Garanto que com a assinatura do termo, a partir de segunda-feira (21), as obras na escola começarão e vamos iniciar os trâmites para fornecer o educador para as aulas das crianças e reservar o horário. Tudo que contribua com o desenvolvimento das crianças e possam retirá-las das ruas, e louvável. E atitudes como estas, podemos apoiar”.