×

Alagoas

Município de Viçosa realiza I Conferência Municipal de Cultura

A população viçosense estará reunida nesta quarta, 24, para a I Conferência Municipal de Cultura que acontece no Centro Cultural e de Convenções de Viçosa – Dr José Evilásio Torres. A conferência tem participação confirmada do prefeito Flaubert Filho e do secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas.

Com o tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura”, os artistas viçosenses poderão discutir junto com o poder público as políticas públicas aplicadas na produção cultural e as melhorias que irão alavancar a produção dos fazedores de cultura.

Como etapas inicias foram realizadas pré-conferências no Povoado Bananal e no Povoado Anel. No Bananal teve a apresentação do Reisado Osório do Bananal. No Anel a população discutiu as datas comemorativas a serem reativadas na comunidade, o incentivo a produção cultural para a juventude e recebeu a notícia que será pólo do evento Circuito das Artes de Viçosa que acontecerá de 17 a 24 de agosto.

Na conferência os participantes serão divididos em grupos para discutir os eixos temáticos que irão direcionar a Conferência, são quatro eixos: Eixo I: Implementação do Sistema Nacional de Cultura; Eixo II: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Eixo III: Cidadania e Direitos Culturais; Eixo IV: Cultura e Desenvolvimento.

Em 2009, Viçosa sediou a I Conferência Intermunicipal de Cultura que contou com a participação dos municípios do Vale do Paraíba.