×

Penedo

Áudio: Município de Penedo poderá ganhar novo matadouro municipal

Prédio do matadouro de Penedo já passou por interdição

O município de Penedo, distante 160 quilômetros da capital alagoana, poderá em breve dispor de um moderno matadouro para atender toda a região ribeirinha e substituir o atual espaço de abate que foi construído em 1973 pelo então prefeito Raimundo Marinho. A informação foi dada na manhã desta quarta-feira, 08, pelo secretário de agricultura de Penedo, Aldo Toledo, em entrevista concedida à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br).

“Recebemos o matadouro de Penedo interditado e com recomendação da Vigilância Sanitária ao Ministério Público Estadual (MPE) para que o local fosse interditado e o abate que era realizado em nossa cidade fosse transferido para Igreja Nova, que na visão do MPE era o matadouro mais próximo de Penedo que atendia aos requisitos necessários para a oferta de uma carne em perfeita condição de consumo pela população”, informou Aldo.

Investimento de R$ 25 milhões de reais

De acordo com o secretário, o Ministério da Agricultura investirá cerca de R$ 25 milhões de reais na construção de nove matadouros em várias cidades pólos, sendo até o momento confirmadas as construções dos novos locais de abates nos municípios de Santana do Ipanema, Viçosa, União dos Palmares e Porto Calvo.

O anúncio da liberação da verba para a construção dos novos matadouros em Alagoas foi feita nesta terça-feira (7) pelo Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho que informou investimento de recursos federais nas obras de edificação de novas unidades, adequação de instalações já existentes e na aquisição de equipamentos. A informação foi passada diretamente ao governador Teotonio Vilela Filho, durante audiência no Ministério, em Brasília.

20 matadouros já foram fechados em Alagoas

Para Aldo Toledo a reforma do matadouro pode melhorar o local, no entanto, não atenderá uma antiga recomendação dos órgãos públicos que pedem a transferência local do abate para uma área menos habitada do município. De acordo com o governo existem cerca de 50 abatedouros em Alagoas, tendo sido 20 fechados recentemente devido a falta de condições higiênicas e de saúde, além do desrespeito a diversas leis trabalhistas.

“Temos que entender que o bairro Santa Cecília, onde funciona o matadouro de Penedo cresceu significativamente, e quando a população reclama do funcionamento na área, nós entendemos, mas infelizmente ficamos sem condições de agirmos como gostaríamos, e é justamente com esse argumento que tentaremos sensibilizar o Secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas”, concluiu o secretário Aldo Toledo.