×

Penedo

Município de Penedo participa da 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília

Rafael Medeiros, repórter da Rádio Penedo FM, está representando o município de Penedo.

O município de Penedo está marcando presença na 17ª Conferência Nacional de Saúde, um importante encontro promovido pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). Com o tema “Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia!”, essa conferência representa não apenas a defesa da democracia, mas também a retomada do diálogo e da participação popular na construção das políticas de saúde.

A abertura do evento ocorreu no último domingo, 02 de julho, e contou com a presença ilustre da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e do presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto. A conferência se estenderá até esta quarta-feira, 05, com uma vasta programação.

Um total de 4.048 pessoas foram eleitas como delegadas para participar da conferência e deliberar sobre 31 diretrizes e 329 propostas elaboradas em conferências municipais, estaduais e conferências livres.

Entre esses representantes, destaca-se Rafael Medeiros, repórter da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), que está representando o município de Penedo. Ele tem a importante tarefa de contribuir para o debate de políticas públicas, apresentando propostas que irão nortear as ações e decisões do Governo Federal para o Sistema Único de Saúde (SUS) nos próximos anos.

“Nossa participação nesta 17ª edição da Conferência Nacional de Saúde é importante, pois podemos apresentar as demandas necessárias em Penedo. Aqui encontramos muitas pessoas, incluindo delegados eleitos em conferências locais, que estão participando do evento para trocar ideias e mostrar a realidade de seus estados e municípios. Estamos aqui para fazer nossa voz ser ouvida, a fim de manter os direitos sociais já conquistados e também criar um plano para equacionar as políticas públicas que foram desmontadas no governo anterior, garantindo que elas cheguem de forma igualitária à população. Valorizamos a igualdade e a equidade aqui, dentro dos eixos temáticos que abordam assuntos relacionados ao Brasil que temos e ao Brasil que queremos”, declarou Rafael Medeiros em contato com nossa redação.

É importante ressaltar que o resultado da etapa nacional da conferência terá um papel fundamental no próximo ciclo de planejamento da União. As propostas e diretrizes discutidas e aprovadas no evento servirão de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027. Portanto, a participação de Penedo nesse evento é de extrema importância para a representatividade do município e para a construção de políticas de saúde mais eficientes e inclusivas em todo o país.

A 17ª Conferência Nacional de Saúde reafirma a importância da participação cidadã na definição das políticas públicas e na garantia do direito à saúde para todos os brasileiros. Através do diálogo e da troca de experiências, busca-se fortalecer o Sistema Único de Saúde e promover a qualidade de vida da população.