×

Cultura

Município de Arapiraca ganha nova livraria após um ano

No dia 23 de abri foi comemorado em todos os cantos o Dia Mundial do Livro, e em Arapiraca, não é diferente, pois, após um ano sem, a cidade ganhou uma livraria.

Ela, situada na Rua Lúcio Roberto, fica numa galeria e tem um mês de funcionamento, contando com serviços de facilidade para os seus clientes já assíduos.

“Minha intenção ao abrir tal estabelecimento veio de uma observação: 'ora, onde estão os livros que eu quero e procuro?'. Eu não encontrava nada por aqui, a não ser pelo recurso da internet”, diz o empresário e estudante de História da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), José Rocha.

Por entender a importância que a leitura tem na formação histórica, social e cultural de um cidadão, ele resolveu abrir a Livraria Adapter atendendo primeiramente no âmbito virtual e realizando feiras de livros regulares.

“Geralmente o faço em faculdades, universidades e praças, levando o conhecimento para mais perto das pessoas. Meu objetivo maior em ter aberto a loja é esta aproximação entre cliente e estante e a um preço acessível”, pontua José Rocha.

O proprietário da Livraria Adapter está desde esta terça-feira (22) fazendo uma feira com diversas publicações da literatura nacional e internacional no hall da Uneal. Ela vai até esta quinta (24), tendo início às 19h.

Sebo

Os sebos – ou alfarrábios, como também são conhecidos os estabelecimentos que trocam e vendem livros de segunda mão – carregam sempre muita história. O único local deste tipo em Arapiraca assim o é.

Com mais de duas décadas, o sebo O Livreiro já mudou de endereço, mas não de perspectiva. “O povo precisa de acesso à cultura, ao que o livro tem a nos oferecer. Por isso, mantenho a loja com estas publicações usadas que já serviram e ensinaram a outro alguém”, comenta o empresário Leomar Cavalcante. O estabelecimento, que ainda tem revistas, pôsteres e gibis, fica na Rua Dom Jonas Batingas, bairro de Ouro Preto.

“É extramente saudável ter locais assim na nossa Arapiraca, pois nos leva a conhecer o mundo dos livros, seu universo imenso e cheio de possibilidades. A leitura é exercício para a mente e para a nossa alma. Não à toa temos na cidade vários equipamentos culturais como a Casa da Cultura, a Biblioteca Municipal e as bibliotecas digitais Arapiraquinhas em nossas praças para o fomento desta prática”, conclui a secretária Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Tânia Santos.