Em partida válida pelas quartas de final do Campeonato Mundial de Futebol Feminino, o Brasil, apesar de ter realizado um grande jogo, ficou no empate em 2 a 2 com os Estados Unidos, em Dresden na Alemanha.
A confirmação da passagem para as semi-finais viria na cobrança de penalidades máximas. Nela, após uma das cobranças ter sido desperdiçada pela brasileira Daiane, a seleção americana conquistou a classificação, enquanto o Brasil chorou sua primeira derrota em mais de dois anos.
Mesmo com os dois gols de Marta, que se consagrou como a maior artilheira de Mundiais, pois chegou aos quatorze gols, nosso selecionado segue sem conquistar um grande título internacional, o que é uma grande injustiça para essa geração.
No tempo normal, o jogo terminou empatado em 1 x 1. Durante a prorrogação, nosso selecionado esteve muito superior ao time ianque, todavia não soube tirar proveito desse detalhe. Tivemos inúmeras chances de de sacramentar a vitória e fomos castigados ao sofrermos o empate nos acréscimos, com Wambach, após a goleira Andreia sair mal do gol.
Nas cobranças, quando o escore assinalava 2 x 2, Daiane, que já havia feito o col gontra para os Estados Unidos, bateu mal, e Solo defendeu. Depois de Rapinoe e Francielle converteram os seus, Krieger marcou o pênalti que deu a classificação às americanas. Mais uma vez, o tão almejado título do Brasil foi adiado por mais quatro anos.
Agora, na semifinal, os Estados Unidos medirão forças com a França, que despachou a Inglaterra também na cobrança de pênaltis. Em outra semifinal, a Suécia, que derrotou a Austrália por 3 a 1, joga contra o Japão, que eliminou a favorita e anfitriã Alemanha.
FICHA TÉCNICA:
BRASIL 2 (3) X (5) 2 ESTADOS UNIDOS
Estádio: Rudolf-Harbig-Stadion, Dresden (ALE)
Data/hora: 10/7/2011 – 12h30 (de Brasília)
Árbitra: Jacqui Melksham (AUS)
GOLS: Daiane, contra, 1’/1ºT (0-1); Marta, 22’/2°T (1-1); Marta 2’/1°P (2-1); Wambach, 16’/2°P (2-2).
Cartões amarelos: Lloyd, Solo, Rapinoe e Boxx (EUA); Aline, Marta, Maurine e Érika (BRA)
Cartão vermelho: Buehler, 20’/2°T.
BRASIL: Andréia, Daiane, Aline e Erika; Ester e Formiga (Renata Costa, 7’/2°P); Maurine e Fabiana; Marta, Cristiane e Rosana (Francielle, 39’/2°T). Técnico: Kleiton Lima.
ESTADOS UNIDOS: Solo, Rampone, LePeilbet, Krieger e Buehler; Boxx, O´Reilly (Heath, 2’/2°P) e Lloyd; Rodriguez (Morgan, 27’/2°T), Cheney (Rapinoe, 9/2°T) e Wambach. Técnica: Pia Sundhage