×

Esporte

Mundial de Vôlei: Brasil vence a Itália e vai decidir o título diante de Cuba

Time de Bernardinho continua impressionando pelo espírito vencedor

Com uma bela atuação, a seleção brasileira masculina superou a pressão da torcida e venceu a Itália por 3 sets a 1, com parciais de 25/15, 25/22, 23/25 e 25/17, neste sábado, em Roma, pela semifinal do Campeonato Mundial de vôlei. Com a vitória, o time do técnico Bernardinho busca agora o tricampeonato da competição –venceu em 2002 e 2006.

O adversário na decisão será a seleção de Cuba, que venceu a Sérvia por 3 sets a 2, com parciais de 22/25, 25/17, 31/29, 22/25 e 16/14, em jogo realizado também neste sábado. A final está marcada para este domingo, às 16h. Na preliminar, a Itália encara a Sérvia.

A partida entre Brasil e Itália era a mais aguardada do Campeonato Mundial em virtude das polêmicas criadas durante a competição. A seleção brasileira foi duramente criticada pela imprensa e torcida italiana após entregar o jogo contra a Bulgária, na segunda fase, para cair em um grupo teoricamente mais fácil. Já a equipe comandada pelo técnico Bernardinho criticou o regulamento do torneio. Na opinião dos brasileiros, o regulamento foi feito para beneficiar a Itália.

No jogo, o Brasil ignorou a pressão da torcida italiana. Com uma atuação praticamente perfeita, o time brasileiro começou muito bem e venceu o primeiro set com facilidade por 25 a 15.

A segunda parcial foi equilibrada. Os italianos saíram na frente, mas o Brasil conseguiu recuperar e empatou. O jogo seguiu equilibrado até o empate por 20 a 20, quando a equipe brasileira perdeu o levantador Bruninho, que deixou a quadra sentindo uma lesão no tornozelo esquerdo.

Mesmo assim, a equipe não se abateu. Marlon, que havia ficado afastado por 18 dias devido à uma doença inflamatória intestinal crônica, entrou na partida e levou o Brasil a vitória por 25 a 22.

No terceiro set, o time italiano começou melhor e abriu 11 a 7. Os italianos continuaram à frente do placar e abriram 20 a 16. Machucado, Bruninho voltou e o Brasil encostou no placar, mas foi derrotado por 25 a 23.

Na quarta parcial, o Brasil se manteve ligado desde o início, conseguiu abrir uma boa vantagem e venceu com tranquilidade por 25 a 17, calando os italianos.

O Brasil chega à final com duas derrotas –uma para a Bulgária, quando entregou o jogo, e outra para a própria Cuba, ainda pela primeira fase da competição.