×

Esporte

Mundial de Vôlei: Brasil vence a Espanha e decide o primeiro lugar com Cuba

Bloqueiro brasileiro foi decisivo para a vitória

Líder do grupo B e já classificado para a segunda fase do Campeonato Mundial masculino de vôlei, o Brasil decidirá, nesta SEGUNDA (27.09), seu próximo destino – Milão (se ratificar a primeira posição na chave) ou Ancona (se for segundo). O adversário será Cuba, e os dois times ainda não perderam na competição. Neste DOMINGO (26.09), a seleção brasileira assegurou sua segunda vitória no Mundial ao superar a Espanha por 3 sets a 1, com parciais de 30/28, 21/25, 25/20 e 25/19, no Palacio de Esportes Palaolimpia, na cidade de Verona, na Itália. Brasil e Cuba jogarão às 16 horas (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do canal Sportv.

O ponteiro Dante, com 17 pontos, foi o maior pontuador da partida, sendo 15 de ataque e dois de bloqueio. “A partida foi tensa no primeiro set. A Espanha defendeu muito bem e isso nos irritou um pouco”, explica Dante.

O meio de rede Rodrigão foi o segundo maior pontuador do jogo, com 16 pontos. Nove deles foram obtidos no bloqueio. Segundo o próprio jogador, seu recorde de pontos neste fundamento era de oito pontos. “Conseguimos marcar bem o ataque da Espanha. Isso acontece quando a gente consegue se antecipar nas bolas”, diz o central.

O técnico Bernardinho ainda viu erros na equipe. “Cometemos falhas ainda, mas tivemos méritos de vencer. Precisamos trabalhar mais as bolas e arriscar menos”, ressalta o treinador.

RODRIGÃO E BRUNO LIDERAM ESTATÍSTICAS

Após as duas primeiras rodadas, o meio de rede Rodrigão lidera as estatísticas de bloqueio do Campeonato Mundial com um total de 11 pontos apenas neste fundamento. Em segundo lugar está Alireza Nadi, do Irã, com dez pontos, e em terceiro, Luigi Mastrangelo, da Itália, com oito. Por sua vez, Bruno é o primeiro colocadao entre os levantadores. Na vice-liderança está Nikola Grbic, da Sérvia, e na terceira posição Sergey Grankin, da Rússia.

O JOGO

Com dois pontos de bloqueio, a seleção brasileira abriu 2/0. No saque de Gens, a Espanha fez dois aces e passou à frente no marcador: 3/2. Rodrigão empatou o set, e em um erro de ataque adversário, o Brasil fez 4/3. Mas com um bloqueio espanhol e um erro de ataque brasileiro, a equipe europeia marcou 8/6, chegando ao primeiro tempo técnico.

Na segunda parada do set, a Espanha também esteve em vantagem: 16/14. No bloqueio de Lucas, o Brasil chegou ao empate em 18 pontos. Os espanhóis ainda marcaram 24/21. Com o levantador Bruno, o time brasileiro garantiu o 22º e 23º pontos. Em uma finalização desperdiçada pela Espanha, após uma boa defesa de Bruno, veio o empate. Em seguida, no bloqueio de Murilo, a seleção brasileira fez 25/24. O equilíbrio marcou o final do set. A vitória brasileira veio nas finalizações de Dante e de Lucas: 30/28, em 31 minutos. Rodrigão foi quem mais pontuou: oito acertos.

No segundo set, o Brasil voltou a estar em desvantagem no placar. A Espanha abriu 7/2, mas o time brasileiro reagiu. Dante e Murilo fizeram o terceiro e quarto pontos. Depois, em dois erros de ataque adversário, a seleção brasileira fez 6/7. O empate permaneceu até 12 pontos.

Os espanhois chegaram ao segundo tempo técnico na frente: 16/13, e a partir daí, o time brasileiro tentou uma nova reação. O Brasil marcou dois pontos consecutivos de bloqueio, com Dante e Rodrigão, e mais dois em finalização, com Théo, que entrou no lugar de Vissotto, e novamente com Dante. A diferença diminuiu para apenas um ponto: 20/21. Mas a seleção brasileira cometeu erros e a Espanha fechou em 25/21, após 26 minutos.

No terceiro set, o time europeu chegou à frente no primeiro tempo técnico: 8/6. Um ace e uma finalização de Murilo, fizeram a seleção brasileira ficar a apenas um ponto do placar: 8/9. Em seguida, em um contra-ataque de Dante, o Brasil empatou. A virada do Brasil veio com Murilo. E em dois erros de ataque espanhol, o time brasileiro abriu: 12/9.

A partir daí, o domínio foi brasileiro. Com destaque para Murilo, Dante e Rodrigão. Théo marcou o 23º ponto do Brasil. Em seguida, os espanhóis erraram o ataque e o saque, e a seleção brasileira chegou à vitória por 25/20, em 26 minutos.

O quarto set foi o mais tranqüilo para a seleção brasileira, que não deu chances aos espanhois. Nas duas paradas técnicas, o Brasil teve a vantagem de 8/3 e 16/9. Atento na defesa e preciso nas finalizações, a equipe brasileira sobrou em quadra e venceu por 25 a 19.

EQUIPES

BRASIL – Bruno, Vissotto, Lucas, Rodrigão, Murilo e Dante. Líbero – Mario Jr.

Entraram – Théo, João Paulo Bravo, Sidão

Técnico – Bernardinho

ESPANHA – Gens, Garcia, Noda, Salas, Perez e Palharini. Líbero – Llenas

Entraram – Fernandez, Rodriguez

Técnico – Julio Velasco