A seleção brasileira feminina de vôlei terminou a primeira fase do Campeonato Mundial invicta e na liderança do grupo B. Neste domingo (28.09), o Brasil venceu a Sérvia, de virada, por 3 sets a 1 (24/26, 25/21, 25/19 e 25/23), no Palatrieste, em Trieste, na Itália. Foram cinco jogos e cinco vitórias das atuais campeãs olímpicas.
Com o resultado, as brasileiras ficaram em primeiro lugar no grupo B, com 14 pontos. A Sérvia ficou em segundo, com 11, a Bulgária em terceiro, com nove, a Turquia em quarto, com oito, o Canadá em quinto, com três, e Camarões em sexto, sem pontos. As quatro primeiras seleções se classificaram para a próxima fase. Já as canadenses e as camaronesas foram eliminadas.
Na segunda fase, os quatro melhores de cada grupo (A, B, C e D) foram divididos em duas chaves. O Brasil formará o grupo F ao lado dos Estados Unidos, da Rússia, da Holanda, do Cazaquistão, da Sérvia, da Turquia e da Bulgária. O grupo E será composto por China, Itália, República Dominicana, Japão, Bélgica, Croácia, Azerbaijão e Alemanha. As três seleções mais bem classificadas de cada grupo passarão para a fase final.
Agora, as equipes enfrentarão os times que não estavam em seus grupos. As brasileiras duelarão contra as cazaques, as holandesas, as norte-americanas e as russas. A pontuação da primeira fase (contra as equipes classificadas) será contabilizada. Assim, o Brasil começa com oito pontos, das vitórias diante das búlgaras, das turcas e das sérvias.
O primeiro adversário das atuais campeãs olímpicas na segunda fase será o Cazaquistão. As brasileiras duelarão com as cazaques às 15h (horário de Brasília) da próxima quarta-feira (01.10), no Palaolimpia, em Verona. O SporTV transmitirá ao vivo.
A ponteira Jaqueline falou sobre a virada do time verde e amarelo, depois de perder o primeiro set.
“Fiquei muito contente com o resultado de hoje. Não conseguimos reverter o placar no final do primeiro set, mas depois encontramos o nosso jogo. Essa partida pode servir de lição mais para frente. Estou feliz pela postura do nosso grupo”, afirmou Jaqueline.
EQUIPES
BRASIL – Dani Lins, Sheilla, Fê Garay, Jaqueline, Fabiana e Thaísa. Líbero – Camila Brait
Entraram: Fabíola, Tandara e Natália
Técnico: José Roberto Guimarães
SÉRVIA – Molnar, Mihajlovic, Ognjenovic, Veljkovic, Rasic e Boskovic. Líbero – Popovic
Entraram: Nikolic, Zivkovic e Krsmanovic,
Técnico: Zoran Terzic
Segunda fase:
01.10 – Brasil x Cazaquistão às 15h (horário de Brasília) – SporTV
02.10 – Brasil x Holanda às 15h (horário de Brasília) – SporTV
04.10 – Brasil x Rússia às 15h (horário de Brasília) – SporTV
05.10 – Brasil x Estados Unidos às 15h (horário de Brasília) – SporTV