A Seleção Brasileira realizou uma grande partida, sem dúvida nenhuma, a melhor no Mundial e não deu grandes sustos nesta quarta-feira, garantindo dessa forma, sua vaga na semifinal do Mundial da Itália, em Roma, ao vencer a Alemanha por 3 sets a 0 (25-17, 25-20 e 25-19). A equipe encerrou o Grupo R, que também tinha a República Tcheca, em primeiro lugar.
Naldisputa pela vaga na final, o Brasil tem grandes chances de enfrentar a anfitriã Itália, que encara a França também nesta quarta-feira e estará na semifinal em caso de vitória. Os italianos superaram os Estados Unidos, atuais campeões olímpicos, na terça-feira. Em caso de triunfo francês, a decisão do adversário brasileiro vai acontecer nos critérios de desempate.
O maior nome do time de Bernardinho em quadra foi Murilo, que encerrou o duelo com 13 pontos. Leandro Vissotto, com 11, e Dante, com nove, também tiveram um bom desempenho no ataque. Pelo lado alemão, destaque para os dez pontos de Schops.
O JOGO
O Brasil teve um bom início de primeiro set. A equipe se aproveitou de alguns erros no ataque alemão e abriu quatro pontos na primeira parada técnica. Bruninho distribuiu bem as jogadas e aproveitou a qualidade de Murilo no ataque. Enquanto isso, os alemães continuaram cometendo erros que custaram o primeiro set, vencido pelo Brasil por 25 a 17.
No segundo set, o Brasil teve um início um pouco mais lento, mas continuou dominando as ações. Com boas jogadas de Murilo e Vissotto, a equipe se manteve com dois pontos de vantagem em grande parte da parcial. No entanto, os brasileiros acabaram diminuindo um pouco o ritmo de jogo e cometeram alguns erros no saque. Mesmo assim, foram superiores e fecharam o set em 25 a 20.
A Seleção Brasileira não teve um bom desempenho no início do terceiro set. Após chegarem a abrir 10 a 5 no placar, os brasileiros permitiram uma reação da Alemanha. O técnico Bernardinho perdeu a paciência e precisou pedir tempo para conversar com a equipe. No retorno, os brasileiros se encontraram e caminharam para a vitória, obtida após um ponto de Lucão, que fechou o set em 25 a 19.
O ponteiro Dante, que marcou seu 200º ponto em Mundiais ainda no primeiro set contra a Alemanha, já faz uma projeção para enfrentar a Itália nas semifinais. “A gente se fortaleceu muito após a segunda fase da competição, em Ancona, para chegarmos onde chegamos, a semifinal. Agora vamos nos preparar para a grande batalha”.
O técnico Bernardinho elogiou o desempenho do Brasil. “Taticamente o time jogou bem. Sacamos em cima do Kromm e do Grozer e tiramos a segurança deles no ataque. O importante foi que a equipe controlou a partida e soube lidar com a pressão. Hoje o grupo mostrou maturidade do jogo. Estar fora da semifinal seria um desastre”, explicou Bernardinho.