×

Esporte

Mundial de Basquete: Brasil perde novamente e fica em 3°

Érika foi a cestinha do Brasil diante da Espanha

Pela última rodada de classificação do Campeonato Mundial da República Tcheca, a Espanha ganhou do Brasil por 69 a 57 (37 a 23 no primeiro tempo), na arena Vodova, na cidade de Brno. A cestinha brasileira foi Érika de Souza, que marcou duplo-duplo, com 14 pontos e 13 rebotes. Pela Espanha a cestinha partida foi Amaya Valdemoro, com 17 pontos.

— Precisamos jogar como no primeiro e no último quarto, com segurança, sem medo. Não foi o Brasil que esperávamos, mas ainda temos alguns jogos pela frente. Vamos buscar melhorar em alguns aspectos para alcançar as vitórias — comentou o técnico Carlos Colinas.

— Foi uma partida bastante difícil e acho que a ansiedade fez com que cometêssemos muitos erros, mas no final mostramos poder de recuperação e diminuímos bastante a diferença. Vamos aproveitar a folga para conversar com as atletas e animar o grupo e assim dar a volta por cima. Eu e o Colinas acreditamos muito nesse grupo. Estamos classificadas para a próxima fase e a partir de agora é focar nos resultados que precisamos conquistar — comentou a assistente técnica Janeth Arcain.

— Precisamos aproveitar a confiança que os treinadores depositam na gente para confiarmos em nós mesmas. Acredito que foi isso que faltou e que precisamos reconquistar. Nessa segunda fase queremos procurar jogar mais em grupo para mostrarmos tudo que temos treinado e vencer. O próximo jogo será contra a Rússia, que é um time forte e atlético. Vamos procurar jogar sem medo e colocar tudo que aprendemos em prática — comentou Érika de Souza, cestinha brasileira.

O confronto com a Espanha marcou a primeira partida da jogadora Damiris do Amaral no Campeonato Mundial Adulto. A pivô de 17 anos jogou pouco mais de 26 minutos, anotando um duplo-duplo com dez pontos e dez rebotes.
— Entrei um pouco nervosa, mas logo me tranquilizei. Minhas companheiras me ajudaram bastante e me acalmei. Infelizmente não conseguimos a vitória sobre a Espanha, mas vamos buscar as vitórias na próxima fase — disse a pivô.

Com o resultado, as espanholas ficaram em primeiro lugar do grupo “C” com seis pontos (três vitórias), seguidas da Coréia com cinco pontos (duas vitórias e uma derrota). O Brasil ficou em terceiro com quatro pontos (uma vitória e duas derrotas), enquanto Mali terminou em quarto com três pontos (três derrotas).

Na próxima fase, o Brasil vai enfrentar a Rússia na segunda-feira (dia 27), que ficou em primeiro no grupo “D”. O confronto entre República Tcheca e Japão, que está acontecendo neste momento, define quem a seleção enfrenta na terça e na quarta.

BRASIL (15 + 08 + 15 + 19 = 57)
4.Adrianinha (1pts, 3 assit. e 4 rebotes), 6.Karen (2), 8.Iziane (12), 10.Sílvia (3) e 14.Érika (14pts e 13 rebotes). Depois: 5.Helen (6), 9.Damiris (10pts e 10 rebotes), 11.Fernanda (0), 13.Alessandra (2) e 15.Kelly (0). Técnico: Carlos Colinas.

ESPANHA (15 + 22 + 23 + 9 = 69)
Palau (12pts), Montañana (8), Valdemoro (17), Little (10) e Torrens (4). Depois: Lebrato (0), Pascua (0), Fernández (9), Martínez (7) e Lima (2). Técnico: José Ignacio Hernandez.