No próximo dia 15, a seleção brasileira masculina de vôlei embarcará para a Alemanha, onde fará o período de aclimatação antes da estreia no Campeonato Mundial, na Itália. “Serão bons jogos para a lapidada final do time”, afirma o técnico Bernardinho, que, na próxima SEGUNDA (13.09), anunciará o grupo que buscará o tricampeonato mundial.
Atualmente, o grupo conta com 16 jogadores e apenas 14 poderão disputar o Mundial. “Os que ficarem têm que honrar a memória dos que não estiverem, honrar por permanecerem aqui”, ressalta Bernardinho.
O Brasil estreará contra a Tunísia, no dia 25, e em seguida jogará com Espanha e Cuba. “Não adianta extrair tudo do time no início da competição, porque o campeonato é longo. São 15 dias e teremos muita estrada para percorrer até o final. A equipe tem que estar consistente e ir crescendo até chegar à decisão”, afirma o técnico da seleção brasileira.
Mas além dos adversários, a seleção brasileira tem ainda outras adversidades pelo caminho. “O próprio deslocamento das cidades em cada fase. Mas é um Campeonato Mundial, e não é para ser simples”.
O Mundial na Itália será a terceira competição da seleção brasileira nesta temporada. O Brasil conquistou o eneacampeonato da Liga Mundial, em julho, se tornando o maior vencedor, e ainda ganhou o Torneio Hubert Jerzeg Wagner, na Polônia.