O diretor-presidente da B. Braun Brasil, Otto Philipp Braun, desembarcou em Maceió esta semana para conhecer o complexo hospitalar da Santa Casa de Maceió e para acompanhar de perto o processo de implantação das bombas de infusão da empresa nos 320 leitos do hospital e nos 70 leitos de sua unidade externa, a Santa Casa Farol.
Recebido pelo provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo, e pelo corpo gerencial da instituição, Otto Philipp Braun se mostrou impressionado com a autosustentabilidade financeira alcançada pela Santa Casa de Maceió num universo onde a maioria das instituições filantrópicas enfrenta dificuldades básicas para manter-se em atividade.
O investimento em novas tecnologias e a adoção de rotinas assistenciais humanizadas também foram elogiadas pelo executivo da B. Braun. “Vejo que a Santa Casa de Maceió aposta na alta tecnologia para atender a seus pacientes com excelência e segurança, haja vista a implantação de nossas bombas de infusão em 100% dos leitos da instituição”, disse Otto Braun, referindo-se à primeira etapa do projeto de instalação dos equipamentos B. Braun.
Na visita que Otto Braun fez à Santa Casa Farol mais um sinal de que a instituição está no caminho certo. “Trata-se de um hospital de primeira linha. É uma unidade com o mesmo padrão de hospitais de São Paulo”, resumiu o executivo.
Sistema pioneiro
Quando a implantação das bombas de infusão estiver concluída, a Santa Casa de Maceió será o primeiro hospital da América Latina a manter um sistema integrado de administração segura de fármacos, que englobará a prescrição médica, a dispensação dos medicamentos, o acompanhamento das bombas de infusão em painéis gerenciais nos postos de enfermagem e, por fim, a programação das bombas de infusão, que realizam o controle seguro da administração do fármaco no paciente.
“É motivo de orgulho para nós ouvir elogios de um empresário como Otto Braun, que possui uma visão globalizada da saúde e cuja empresa – de origem alemã – atua em 70 países pelo mundo”, disse o provedor Humberto Gomes de Melo, após a apresentação onde destacou as principais conquistas da Santa Casa de Maceió nos últimos anos.
Causou boa impressão à comitiva da B. Braun a forma como a Santa Casa de Maceió gerencia receitas, despesas e investimentos e o fato da instituição ser a primeira Santa Casa de Misericórdia a ingressar na Acreditação Internacional Canadense (QMentum). No mesmo patamar foi destacado o reconhecimento da Organização Nacional de Acreditação que certificou a instituição como Hospital Acreditado Excelência Nível 3 e a condição do hospital ser a única misericórdia do Norte-Nordeste-Centro-oeste Acreditado pela ONA.
Para o gerente de Suprimento e Logística, Severino Moura, a implantação das bombas de infusão em 100% dos leitos e a visita da alta direção da B.Braun representam um momento histórico para a Santa Casa de Maceió. Moura afirma que até julho o sistema MV e o software de controle das bombas de infusão estarão totalmente interligados e o sistema em pleno funcionamento.
O investimento realizado pela Santa Casa de Maceió no sistema integrado e nas bombas de infusão tem uma meta principal: reduzir os riscos de incidentes na administração de fármacos aos pacientes por meio do uso da tecnologia e de rotinas assistenciais focadas neste objetivo.
