×

Alagoas

Áudio: Multa aplicada em usina proporciona reforma em escola comunitária de Igreja Nova

Autoridades participaram da solenidade de bênção do ginásio

A cidade de Igreja Nova ganhou um bom motivo para comemorar na manhã desta quarta-feira, 28 de março, quando a Escola Comunitária de Educação Básica Cantinho de Lara, foi entregue à comunidade depois de passar por uma grande reforma que contemplou salas de aulas, secretaria, corredores, banheiros, além da construção de um ginásio de esportes.

A reforma e a construção do espaço dedicado à prática esportiva e eventos da escola foram custeadas através de uma ação impetrada pelo Ministério Público do Trabalho, através do procurador Rodrigo Rafael de Alencar, contra a Usina Marituba – Filial Caeté, sediada na AL 110 no município de Igreja Nova.

A ação foi impetrada contra a usina no valor de R$ 200 mil reais, depois de um acidente onde várias vítimas chegaram a óbito. Deste valor, R$ 170 mil reais foram destinados para a escola. “Consideramos que a empresa tinha a obrigação de indenizar os herdeiros das vítimas como também ser condenada a pagar multa que contemplasse a coletividade”, declarou o procurador.

Emoção

Para a diretora da Escola Comunitária de Educação Básica Cantinho de Lara, Nazaré Raposo, o recurso destinado à unidade de ensino foi de grande valor para a Associação de Pais e Mestres de Igreja Nova, instituição que mantém em funcionamento as ações da escola que não tem vínculos políticos.

“Ver nossas crianças com um espaço coberto para que possam brincar e desenvolver práticas esportivas no horário de recreio é algo que nos emociona por vermos um sonho antigo se tornar realidade”, declarou Dona Nazaré.

Benção

A benção do espaço recém-reformado foi dada por Frei Romualdo, sendo acompanhada pelos professores, alunos, fazendeiros da região, membros do poder legislativo do município e secretários municipais que fizeram questão de cumprimentar o procurador Rodrigo de Alencar pela iniciativa de destinar os recursos frutos da ação à escola comunitária.

A solenidade de reabertura da escola também foi acompanhada por funcionários da Usina Marituba que participaram da bênção e conheceram todo o espaço da unidade educacional que foi reformado graças aos recursos oriundos da multa aplicada à empresa.

“Agora nós temos um espaço para brincar sem ficar no sol. Antes a gente brincava na areia e também não ficava muito tempo porque o calor era muito forte. Agora ficou melhor pra gente aproveitar a nossa escola”, declarou um pequeno estudante com um largo sorriso.