A Comenda Nise da Silveira, instituída por meio de decreto 38.267, de dezembro de 1999, é a maior homenagem pública conferida a mulheres brasileiras ou estrangeiras pelo Governo do Estado. Ela é concedida a mulheres que tenham prestado uma contribuição relevante ao estado e ao país, não importando o campo de atuação. Nesta terça-feira, dez mulheres, cujas contribuições merecem destaque, receberão as condecorações das mãos do governador Teotonio Vilela Filho, no Teatro Deodoro, às 19h.
Perfil das Homenageadas
Cecília Carnaúba – Á frente do Ministério Público do Estado de Alagoas, a promotora de justiça, tem desenvolvido um trabalho relevante em nome da defesa da cidadania dos alagoanos, com o objetivo de promover o processo de ensino-aprendizagem e o papel do Estado.
Eunice Nonô – A advogada e professora se destaca pela atuação e desenvolvimento de diversas atividades para a propagação e defesa dos direitos das mulheres.
Célia Rocha – Por sua notabilidade como médica e política, a deputada federal será uma das agraciadas. Vereadora do município de Arapiraca por quatro legislaturas e secretaria municipal de Saúde, Célia recebeu o inédito título de primeira prefeita mulher a ocupar o cargo.
Mãe Neide Oyá D’Oxum – Detentora de conhecimentos tradicionais da cultura afro-brasileira, a líder religiosa, a Mãe Neide, é conhecida como personalidade feminina negra de destaque no Brasil, por sua contribuição nos campos religioso, cultural e social.
Mércia de Albuquerque – Primeira mulher a defender os presos políticos do Nordeste, durante o Regime Militar, Mércia receberá uma homenagem póstuma do governo do Estado. A advogada, se destacou na causa da liberdade, emum dos períodos mais críticos da história do país.
Gláucia Maria de Sá Palmeira – Médica com inúmeros trabalhos científicos publicados e apresentados, em congressos e seminários, na condição de debatedora, conferencista e coordenadora de mesas redondas, recebendo menções honrosas em diversas ocasiões.
Sônia Luiza Pereira Barbosa – Integrante do projeto Mulheres da Paz, tem se engajado em prol da comunidade, tornando-se referência no atendimento, identificação e encaminhamento de jovens dependentes químicos às comunidades que oferecem tratamento adequado.
Ana Florinda Mendonça da Silva Dantas – Primeira mulher a exercer a presidência do Tribunal Regional Eleitoral, a juíza é presidente da Comissão Científica do Instituto Brasileiro de Direito de Família (Ibdfam- Alagoas) e consegue manter a 22ª Vara Cível da família como uma das mais eficientes Varas da capital.
Sônia Maria de Gouveia – A atleta paraolímpica conquistou inúmeras medalhas em competições brasileiras, sulamericanas e mundiais o que a consagrou como a melhor atleta do Brasil em três modalidades desportivas : arremessos de dardo, disco e peso. Em 2003, a atleta quebrou o recorde mundial no lançamento de dardos.
Valdenize Ferreira Lima – Psicóloga, advogada e major da Polícia Militar, é uma mulher comprometida com os direitos humanos e com a implantação de uma cultura de paz no Estado de Alagoas. Atualmente faz parte do Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen) e tem merecido destaque na formação de crianças e adolescentes e na prevenção do uso de drogas.