×

Alagoas

Mulheres respondem apenas 30% da doação de sangue em Alagoas

Dados foram levantados com base nos Hemocentros de Maceió e Arapiraca

Um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) aponta que no Estado de Alagoas as mulheres respondem por apenas 30% das doações de sangue. Os dados são do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), levantados nas cidades de Maceió e Arapiraca, e demonstram que, quando o assunto é doar sangue as alagoanas se mostram tímidas, embora o caso possa estar vinculado a fatores culturais.

De acordo com a assistente social, Graça Padilha, o fato pode estar relacionado ao fluxo menstrual, que se torna um dos fatores que impossibilita as mulheres de se candidatar à doação de sangue. “Mas somente as que estejam grávidas, amamentando ou não tenham boa saúde, idade inferior a 18 anos e peso abaixo a 50 kg, estão impedidas de doar”, esclareceu.

Na tentativa de reverter esse possível comportamento, o setor de triagem e captação do Hemoal realizou, nesta segunda-feira (08), uma coleta educativa e aproveitou as comemorações ao Dia Internacional da Mulher para distribuir material informativo acompanhado de chocolate, além de sessões de beleza e produtos cosméticos.

Graça Padilha finalizou reforçando ainda que, as mulheres só podem se candidatar à doação de sangue caso não tenham contraído doença de chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos de idade. E para aquelas que irão repetir a doação, deve ser respeitado um intervalo de três meses, segundo especificação do Ministério da Saúde (MS).