×

Alagoas

Mulheres do Vale do Paraíba aprendem a fazer receitas com inhame

Cultura do Inhame no Vale do Paraíba será movimentada com festival.

Um curso de culinária vai ensinar cerca de 15 mulheres da região de Paulo Jacinto a fazer pratos à base de inhame para exposição durante a 6ª edição do Festival do Inhame do Vale do Paraíba, que será realizado no próprio município, no período de 4 a 6 de setembro.

O curso foi ministrado por uma nutricionista e uma culinarista, de 24 a 27 de agosto, no anexo da Secretaria de Assistência Social de Paulo Jacinto. De acordo com a assistente social Marta Lisboa Fonseca, as mulheres selecionadas já têm algum vínculo com o ramo da culinária e da comercialização ou do cultivo do inhame. “Conseguimos agregar mais qualidade ao trabalho delas, agora vamos tentar incluir os produtos à base de inhame na merenda escolar do município a partir de 2010”, conta Marta.

Numa iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Seabrae/AL), e prefeitura de Paulo Jacinto, o 6º Festival de Inhame do Vale do Paraíba será uma vitrine para os produtos à base de inhame.

Após o Festival, as mulheres participantes do curso de culinária serão acompanhadas durante três meses por uma consultoria. “O objetivo é fomentar o empreendedorismo e identificar aquelas que têm uma visão mais pró-ativa para o ramo dos negócios”, esclarece Walter Sandes, gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) Inhame no Vale do Paraíba.

Livro de receitas — “O inhame tem propriedades nutritivas, medicinais e culinárias já reconhecidas, e a região do Vale do Paraíba se destaca como a maior produtora em Alagoas”, ressalta Liduína Alenca, articuladora do Projeto do Inhame pela Seagri.

Liduína Alencar foi a organizadora do livro “Receitas à base de inhame: saúde e fertilidade na sua mesa”, com receitas elaboradas por Edna Rodrigues Guimarães, e revela alguns dos pratos que podem ser feitos: bolinho de queijo coalho, requeijão de inhame, patê de inhame, lazanha de inhame, pão de inhame, sopa com inhame, pizza de inhame, cuscuz de inhame com coco, purê de inhame, mingau, inhame doce, suco, bolo, picolé, entre outros.

Durante o 6º Festival de Inhame do Vale do Paraíba, serão expostos projetos de pesquisa, assistência técnica e extensão rural realizados na região, programas governamentais (PAA, Alimentação Escolar, etc.), entre outras programações. O evento também tem o apoio do Grupo de Impulsão do Agronegócio do Vale do Paraíba (GUIA), e da Cooperativa dos Pequenos Produtores de Inhame do Vale do Paraíba (Coopevale).