Uma mulher identificada como Ivane Maria dos Santos foi presa na manhã de quarta-feira,1°, na Agência da Previdência Social Girau do Ponciano, distante 159 km de Maceió. Ela queria um benefício assistencial do idoso e apresentou uma certidão de documento falsa.
A fraude foi descoberta depois que o funcionário do INSS desconfiou de Ivane dos Santos, que entrou em contradição durante uma rápida entrevista. A mulher foi informada de que deveria retornar a agência, para saber o resultado do seu pedido de benefício, duas semanas depois. Assim os servidores do INSS entraram em contato com o cartório de Quebrangulo, de onde seria a emissão do documento apresentado e solicitou esclarecimentos sobre aquele registro. O cartório confirmou a suspeita informando que os dados da certidão de nascimento não pertenciam ao cartório.
Ao retornar à agência 18 dias depois, Ivane foi detida, juntamente com sua acompanhante, pela Polícia Civil e levadas para a delegacia do município. De acordo com a gerente da agência, Maria do Amparo, os demais documentos apresentados não despertaram suspeitas. Geralmente esse tipo de fraude ocorre na certidão de nascimento. E, de posse dela, a pessoa requer os demais nos órgãos competentes que não identificaram a falsidade do documento apresentado.
Esta é a segunda vez que ocorre uma prisão em flagrante na agência do INSS em Girau do Ponciano. A primeira ocorreu no ano de 2009.
