×

Esporte

Muitas emoções na abertura do Circuito Mundial de Vôlei de Praia

Emanoel e Ricardo prometem brigar pelo título na etapa brasileira

O torcedor brasileiro viveu fortes emoções no primeiro dia do torneio masculino do Grand Slam de Barueri (SP). Foram três vitórias em seis jogos no dia de estreia. Alison/Bruno Schmidt, Allison Francioni/Guto e Ricardo/Emanuel conseguiram o resultado positivo, enquanto Evandro/Vitor Felipe, Fábio Luiz/Márcio e Pedro Solberg/Álvaro Filho acabaram derrotados nos jogos que disputaram nesta quarta-feira (24.09).

As duplas masculinas voltam à quadra ainda pela fase de grupos nesta quinta-feira (25.09), quando cada time jogará mais duas partidas. Todos os brasileiros seguem com chances de classificação no torneio realizado no estacionamento do ginásio José Corrêa, com entrada franca para a torcida. O SporTV e a TV Globo transmitirão as fases finais do último Grand Slam do Circuito Mundial 2014.

A rodada marcou o retorno da dupla Ricardo/Emanuel ao Circuito Mundial. O baiano e o paranaense retomaram a parceria no mês passado, com o título da etapa de Vitória (ES) do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia. Nesta quarta, porém, voltaram a jogar uma etapa internacional após cinco anos. Emanuel e Ricardo venceram os norte-americanos Mayer e Brunner por 2 sets a 1 (21/23, 21/14, 15/8), em 42 minutos de jogo.

“Foi uma partida que começou complicada. Acabei cometendo alguns erros no primeiro set até me adaptar à areia e ao vento. Depois, fomos entrando na partida, melhoramos alguns fundamentos e pudemos vencer. Era importante superar essa primeira etapa, começar com vitória para termos tranquilidade em busca dos próximos passos. Estava com saudade de jogar no Brasil e agora vamos nos concentrar para a sequência do torneio”, disse Emanuel.

Já Alison e Bruno Schmidt foram os primeiros brasileiros a entrar em quadra no torneio masculino. A dupla, que foi campeã da etapa de Niterói (RJ) do Circuito Banco do Brasil no último domingo, venceu os russos Dmitri Barsouk e Nikita Liamin por 2 sets a 0 (21/16, 21/13), em 33 minutos. Apesar das parciais, a partida começou equilibrada e o time do Brasil teve que virar o primeiro set para conseguir vencer.

Outra partida de destaque foi a vitória dos jovens Allison Francioni e Guto sobre os campeões do Circuito Mundial 2013 e atuais líderes do ranking, os letões Samoilovs e Smedins. A dupla brasileira venceu por 2 sets a 0 (21/19, 21/16), em 34 minutos. O resultado mantém a sequência de crescimento do time, que na última etapa, em Niterói (RJ), subiram ao pódio do Circuito Banco do Brasil pela primeira vez com a medalha de bronze.

“Quando vimos que enfrentaríamos eles, pensamos que a responsabilidade era deles, estamos aqui para se divertir, jogarmos de maneira solta, desfrutando do momento. Não estamos concorrendo a nada, nem disputando o título, então pensamos em aproveitar a experiência. Foi um jogo difícil, mas conseguimos manter o ritmo sempre alto para vencer”, disse Guto Carvalhaes, o defensor da dupla que treina no Rio de Janeiro.

A quarta-feira também ficou marcada pelo retorno de uma dupla histórica no vôlei de praia mundial. Fábio Luiz, que não jogava um Grand Slam desde 2010, e Márcio Araújo reeditaram uma parceria que rendeu um vice-campeonato olímpico e um título do campeonato mundial. Eles retomaram a dupla em agosto e agora reestreiam em etapas do Circuito Mundial.

O resultado, porém, não foi o sonhado. Os brasileiros perderam na estreia para os poloneses Fijalek e Prudel por 2 sets a 0 (21/15, 21/11), em 35 minutos. Apesar do revés, eles seguem com chances de classificação à próxima fase e voltam a jogar nesta quinta-feira.

“É o começo de um novo trabalho. Apesar de já termos jogado juntos, estamos começando tudo de novo. Temos que retomar muita coisa ainda. Voltar a treinar para alcançar um alto nível de voleibol. É questão de tempo até retomarmos o desempenho de antes”, disse Fábio Luiz, que teve análise parecida com a do parceiro Márcio Araújo.

“Jogamos um pouco abaixo do que poderíamos. Aqui, o ritmo de jogo é outro. Os caras estão muito competitivos. Este é o meu primeiro torneio ao lado do Fábio e eles já jogaram a temporada toda. As duplas já estão com mais ritmo, nós precisamos jogar mais para poder crescer. É só uma questão de tempo.”​

Outro tropeço brasileiro do dia foi na partida entre Pedro Solberg/Álvaro Filho e os primos chilenos Marco e Esteban Grimalt, que venceram por 2 sets a 1 (18/21, 21/13, 13/15), em 48 minutos. A equipe do Chile é treinada pelo brasileiro Garrido e foi 5ª colocada na última etapa do Circuito Banco do Brasil, quando disputaram o torneio a convite da CBV.

Por fim, Evandro e Vitor Felipe também acabaram derrotados na estreia. Os brasileiros perderam para os gêmeos italianos Paolo e Matteo Ingrosso por 2 sets a 1 (14/21, 21/18, 17/19), em 57 minutos de partida.

Esta é a 28ª vez que o Circuito Mundial desembarca no país, a primeira em Barueri (SP). Cada Grand Slam dá ao time campeão 800 pontos no ranking geral, contra 500 pontos para os vencedores de um Open, além de um prêmio de 57 mil dólares. Após o Grand Slam realizado em Barueri (SP), o Circuito Mundial terá outras cinco etapas do Open: China, Argentina, Qatar (apenas torneio masculino), Índia e África do Sul.