×

Maceió

Mudanças no atendimento do Detran começam segunda-feira

A partir desta segunda-feira (22), o Serviço de Atendimento Integrado (SAI) na sede do Detran-AL, no Pontal, e outros três postos de atendimento (SACs) do órgão em Maceió passarão a funcionar com sua total capacidade de atendimento. A melhoria é resultado do remanejamento de servidores e da mudança de horários, por decisão do diretor-presidente do órgão, Antonio Sapucaia. Os remanejamentos foram publicados no Diário Oficial do Estado da última sexta-feira (12).

No caso do SAI, no Pontal, a situação deve mudar bastante. Antes, apenas três servidores se desdobravam para dar conta da demanda, por isso sempre houve longas filas. A partir de segunda, todos os 12 guichês de atendimento no prédio sede terão técnicos para atendimento à disposição do público, a fim de agilizar os processos e diminuir o tempo de espera dos usuários. O horário de atendimento no SAI do prédio sede permanece o mesmo, das 8h às 14h.

Com as alterações, os postos de atendimento do Detran (SACs) localizados nos JAs do Centro, Mangabeiras e Farol também passarão a funcionar com total capacidade de atendimento e em turno único. Segunda-feira, os SACs do Centro e Mangabeiras atenderão o público das 8h às 14h, e o SAC Farol, das 9h às 15h.

O atendimento no SAC do shopping Miramar permanecerá nos dois horários, das 8h às 18h. Nas 12 Ciretrans no interior do Estado, o horário de atendimento também continua o mesmo. Será desativado, também a partir desta segunda, o posto do Detran localizado no Auto Shopping, no Tabuleiro.

Segundo Vanessa Gonçalves, da Coordenadoria de Articulação Regional do Detran, as mudanças realizadas foram a solução encontrada para otimizar os trabalhos no SAI e nos SACs e melhorar o atendimento ao público na sede e nos postos do Detran na capital.

“Com o funcionamento dos SACs em único horário, conseguimos remanejar uma boa quantidade de servidores para os postos onde há carência, fazendo com que todos os SACs trabalhem com todos os guichês funcionando, além de melhorar o atendimento na sede”, destaca.

Vanessa Gonçalves ressalta que a mudança de horário, concentrando o atendimento, e o remanejamento de servidores foram implantados devido à carência de pessoal no Detran e à impossibilidade, a curto prazo, da realização de concurso público para contratação de novos servidores.

Atualmente o Detran dispõe, para todo o Estado, de 432 servidores na ativa, dos quais 376 são efetivos — os outros 56 são servidores de fora do quadro efetivo que ocupam cargos comissionados.

Nos últimos cinco anos, o Detran perdeu um total de 112 servidores, aí incluídos funcionários que se aposentaram, ou que faleceram ou, na maioria, foram aprovados em concursos públicos para outros órgãos. A autarquia conta ainda com as dificuldades normais e passageiras decorrentes de servidores que entram em gozo de férias, ou em licença para tratamento de saúde, licença-maternidade, licença-paternidade etc.