×

Maceió

Mudanças implantadas pela SMTT melhoram acessibilidade

Entre as metas da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a garantia da acessibilidade para pessoas com deficiência de locomoção tem sido uma das bandeiras levantadas desde o início de 2013, quando a atual gestão assumiu a administração do órgão. Melhorias do transporte público para cadeirantes, a exemplo de terminais mais acessíveis e ampliação das chaves de acesso dos elevadores de ônibus são exemplos disto.

No total, 10 terminais foram reformados pela SMTT no período de dois anos. Todos passaram a ter estrutura com acessibilidade aos cadeirantes e deficientes visuais, como banheiros adaptados, rampas de acesso e piso tátil, que possui textura e cor diferenciada. Segundo Jorge Bezerra, diretor de Planejamento de Transportes, o objetivo é tornar acessíveis os demais abrigos e terminais de ônibus de Maceió.

“O propósito do órgão é assegurar a inclusão de toda a população no sistema de transporte público da capital, seja um portador de alguma deficiência ou não. Por isso, quando o órgão proporciona estrutura para a locomoção dos cadeirantes e deficientes visuais, além da acessibilidade para o uso dos equipamentos, fazemos com que eles sejam ainda mais ativos na sociedade, e isso é essencial”, afirmou Bezerra.

Outra mudança realizada pela atual gestão foi a distribuição de uma chave universal para os deficientes físicos terem acesso aos elevadores dos ônibus, que antes eram apenas distribuídas aos motoristas. A proposta, sugerida pelo Ministério Público Estadual, foi evitar que cadeirantes percam a condução em virtude do condutor do coletivo esquecer a chave de acesso. Em situações como esta, a empresa era notificada. Para ter a chave de acesso é necessário recorrer à sede do órgão.

Ainda de acordo com Bezerra, 80% da frota de ônibus de Maceió são adaptadas para deficientes físicos. “Além dos elevadores, alguns coletivos já dispõem de dois espaços destinados aos cadeirantes. Estamos sempre buscando melhorias, mas estamos abertos a sugestões ou reclamações por meio do número 118”, enfatizou o diretor.

Aplicativo

Para saber quais os transportes coletivos adaptados e a localização deles na cidade, a população podem acessar ainda o aplicativo de monitoramento de ônibus, o CittaMobi, lançado em dezembro pela SMTT em parceria com a Transpal.

A ferramenta, disponível nas plataformas iOS e Android, informa com precisão o tempo que o veículo irá passar no ponto de parada.