×

Maceió

Mudança em linhas de ônibus equilibra sistema de transportes

No último domingo (02), teve início uma mudança na programação das linhas 037 (Salvador Lyra/Centro) e 039 (Cleto Marques/Centro) que acarretou na sua retirada de circulação aos domingos e feriados. A mudança foi resultado de estudo técnico da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió, que identificou a baixa efetividade dessas linhas ao atender a população nesses dias.

De acordo com o coordenador de Programação da SMTT, Silvio Sarmento, a população antes atendida pelas linhas 037 e 039 ganhou outras opções para se deslocar pela cidade aos domingos e feriados. “Apesar da retirada dessas linhas, a população não ficou desamparada. Nós modificamos o itinerário de outras duas linhas para que elas passem por onde as outras circulam em dias úteis e sábados”, explica.

Quem utilizava a linha 037 aos domingos e feriados agora utilizará os ônibus da linha 042 (Benedito Bentes/Centro via Santa Lúcia) que saem do terminal Mocambo. Nos dias em que a linha 037 não circular, a linha 042 passará pelo Terminal do Salvador e adjacências, atendendo a população local; depois ele seguirá seu percurso normal.

Já para atender quem utilizava a linha 039 aos domingos e feriados, a SMTT instituiu que a linha 602 (Salvador Lyra/Iguatemi) deverá, nesses dias, passar pelo terminal do Cleto Marques tanto no seu percurso de ida quanto no de volta.

Ainda segundo o coordenador, a mudança acarretará numa vantagem para quem pegava essas linhas durante os domingos e feriados. “A 042 e a 602, que vão absorver as demandas das linhas 037 e 039, respectivamente, possuem maior número de veículos e de viagens, além de um menor intervalo entre cada viagem”, detalha.

Sarmento destaca também que a suspensão da circulação das linhas 037 e 039 aos domingos e feriados não implica na impossibilidade de seu retorno em casos excepcionais. “Em situações como os domingos que precedem datas comemorativas, época em que o comércio abre, por exemplo, ou quando houver algum grande evento nas proximidades do itinerário dessas linhas elas poderão ser reativadas”, assegura.

Na manhã de ontem (03), o corpo técnico da SMTT se reuniu com líderes comunitários das regiões por onde essas linhas transitam nos dias úteis e aos sábados para esclarecer as principais mudanças e o porquê delas. “Foi muito importante esse contato para que a população compreenda a necessidade e os benefícios da nova programação”, finaliza o coordenador.