O secretário nacional da Economia Popular Solidária (Senaes), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Gilberto Carvalho, participa nesta segunda-feira (19), em Recife, de encontro dos membros do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), uma autarquia que reúne governadores e governadoras dos nove estados da região.
Gilberto Carvalho apresentará um panorama da Economia Solidária em 2024 na perspectiva da Senaes, durante a III Reunião presencial do Comitê de Economia Social e Solidária da Câmara Temática de Desenvolvimento Econômico. Essa é a primeira vez que o tema é abordado dentro do Consórcio Nordeste. A apresentação será, às 9h, Marante Plaza Hotel, localizado na Avenida Boa Viagem, 1.070, Pina, em Recife.
Conforme os registros do Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários (CADSOL), a região nordeste concentra 40,3% das 20.670 iniciativas desse tipo mapeadas no Brasil até o momento.
De acordo com Carvalho, a reunião ampliará a visão do que vem ocorrendo na Economia Solidária em todo território brasileiro, permitindo que o MTE receba informações e repasse as perspectivas desta área sob a ótica da SENAES. “Vamos anunciar nossos programas, convidar e estimular a participação dos trabalhadores e trabalhadoras da Economia Solidária no Nordeste, além de atualizar o cadastro nacional da economia solidária (CADSOL). A partir daí, saberemos quantos empreendimentos temos no Brasil, quantas pessoas estão envolvidas e qual o volume da renda que estão gerando para o país,” destaca Gilberto.
A troca de informações com outros órgãos e com entidades da sociedade civil é fundamental para a formação de políticas públicas eficientes para o fortalecimento das iniciativas de Economia Popular Solidária no país.