O primeiro cruzeiro da temporada 2012/2013 chegou a Maceió nesta sexta-feira (9), com mais de 4 mil cruzeiristas. O navio MSC Magnifica sai da capital alagoana ainda nesta tarde com destino a Salvador. A data prevista para o retorno em solo alagoano é dia 13 de março de 2013. Na abertura oficial da temporada, que aconteceu dentro do cruzeiro, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Secretaria Municipal de Turismo de Maceió (Semptur) foram homenageadas pelo capitão, Joseph Maresca.
Para a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, é um prazer receber pela primeira vez no Estado o navio Magnifica. “O nome do navio combina com Maceió, a cidade mais magnífica do País e que continua no ranking como a 2ª mais procurada do Nordeste para cruzeiros”, afirmou.
Na ocasião, Cláudia Paiva, secretária adjunta de turismo de Maceió, também falou sobre as belezas da cidade.
Com novas características, a temporada de cruzeiros no Brasil sofreu alterações. Segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, o País teve uma queda de 15% na oferta em relação à temporada anterior. “Trabalhávamos com os minicruzeiros, que tem duração de 3 a 5 noites, mas entendemos que os brasileiros preferem cruzeiros mais longos, por isso reduzimos o número de viagens e as tornamos mais longas, com média de 7 noites”, assegurou Ricardo Amaral, presidente da Associação Brasileira de Empresas Marítimas (Abremar).
Em Alagoas, o número de navios que visita Maceió vem crescendo. Na temporada 2011/2012 foram nove cruzeiros, já na atual serão treze, totalizando 48 mil cruzeirstas. O número cresce com a soma da população de tripulantes, também considerados turistas, chegando a mais de 60 mil.
Passarão pela capital os navios: Amadea, Priesendam, Grand Celebration, MSC Magnifica, MSC Orchestra, Costa Fascinosa, Costa Favolosa, Costa Fortuna, Costa Serena, Grand Holiday, Grand Mistral, Maasdam e Splendour Of The Seas.
A temporada de cruzeiros movimenta e aquece a economia alagoana. O artesão, o taxista, os bares e restaurantes, toda a cadeia produtiva do turismo consegue se beneficiar com a chegada dos navios. Segundo pesquisas realizadas com o segmento, o cruzeirista gasta em torno de R$ 200 por parada. Danielle Novis ressalta ainda que o cruzeirista que visita Maceió é um turista potencial para retornar ao destino com a família.
