×

Alagoas

MS destaca desempenho de Alagoas na vacinação contra gripe A

O desempenho de Alagoas na campanha de vacinação contra a gripe A é considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde (MS), uma vez que todos os grupos prioritários ultrapassaram a casa dos 50% de cobertura. Foi o que a afirmou nesta sexta-feira (7) a assessora técnica do MS, Márcia Danieluk ao reconhecer o trabalho em parceria com o Estado e municípios.

Ela lembrou que a 5ª etapa da campanha destinada às pessoas com idade entre 30 e 39 anos, começa nesta segunda-feira (10) e se estende até o dia 21 deste mês.

Danieluk salientou que o Estado já ultrapassou a cobertura vacinal das crianças com idade entre seis meses e dois anos de idade. A meta era vacinar 87.076 mil crianças, mas foram imunizadas 88.141 mil, correspondendo 101,22%. A cobertura de Alagoas é superior aos estados da Bahia e Ceará, que vacinaram 95,49% e 96,39%, respectivamente.

“Quanto às gestantes, adultos com idade entre 20 e 29 anos e idosos com 60 anos ou mais, já foram imunizados 52,63%, 71,09% e 54,67%, revelando um percentual que já ultrapassou a casa dos 50% e cuja meta de 80%, no mínimo, deve ser alcançada até o próximo dia 21”, salientou a assessora técnica do MS.

Alerta – Ela fez um alerta aos alagoanos inclusos nas faixas etárias de vacinação para que não deixem de se imunizar contra a gripe A, já que o MS prevê que a segunda onda do Vírus H1N1 deve atingir com maior ênfase o Norte e Nordeste.

“Por esta razão, fazemos um apelo para que ninguém priorizado para tomar a vacina deixe de comparecer aos postos de saúde, aos shoppings, supermercados, escolas e universidades onde estejam sendo aplicadas as doses”, apelou Márcia Danieluk.

Ela frisou que a vacina contra a gripe A não tem contra-indicação e que é proibida, apenas, para àqueles que possuem alergia ao ovo. “As gestantes podem ficar tranquilas, pois não há riscos à saúde do bebê ou possibilidade de haver aborto, segundo estudo realizado previamente”, garantiu Danieluk, ao ressaltar que aqueles que estiveram doentes e acamados poderão requisitar que as equipes de vacinação volantes, habilitadas pelas secretarias municipais de saúde, se dirijam às residências para realizar as imunizações.