
As ações para combater a exploração de crianças e adolescentes não param. Por isso o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas está com mais uma campanha educativa para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, comemorado em 12 de junho. Estão previstas atividades em Arapiraca e uma caminhada na orla de Ponta Verde, em Maceió.
A campanha faz uma alerta à sociedade para o que pode acontecer, num futuro próximo, quando crianças deixam as escolas para estarem nas ruas sendo exploradas. Segundo a procuradora do Trabalho Rosemeire Lôbo, o objetivo é também levar o tema para as unidades públicas da rede municipal de ensino das duas cidades e envolver as famílias dos alunos.
Teatro infantil, competições e brindes
Nesta sexta-feira, 4, em parceria com a prefeitura de Arapiraca, haverá um dia de mobilização com crianças carentes das áreas mais vulneráveis ao trabalho precoce. A procuradora do Trabalho Maria Roberta Rocha e a secretária municipal de Educação Ana Valéria Oliveira abrem a programação no Centro Esportivo Municipal, local da apresentação de teatro infantil, com abordagem no tema da campanha, competições esportivas e entrega de brindes. Ao mesmo tempo, haverá distribuição no centro da cidade de material para conscientizar a população.
Em razão da abertura da Copa do Mundo, as atividades da campanha vão acontecer até 10 de junho, quando haverá a caminhada em Maceió, com saída do antigo Alagoinhas até a Praça Multieventos, na Pajuçara. A concentração está marcada para as 15h. O evento será realizado com apoio dos governos municipal e estadual e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/Alagoas). Após a caminhada, a Praça Multieventos será palco de várias atrações com apresentação de teatro, grupos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Maceió, Messias, Atalaia e Porto Calvo.
Premiação
O MPT também vai premiar os vencedores do concurso de redação, realizado com crianças da rede municipal de ensino de Maceió. O primeiro colocado receberá um notebook e uma mochila; o segundo, uma coleção de livros e um MP4; e o terceiro, uma coleção de livros. A escola do vencedor do concurso também receberá R$ 1 mil para compra de livros. O concurso está sendo a novidade da campanha em 2010. “Nossa intenção foi levar a discussão do trabalho infantil às escolas e, consequentemente, envolver as famílias nesse debate”, disse Rosemeire Lôbo.