O Ministério Público Estadual, em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), com a prefeitura de Pão de Açúcar e a Polícia Militar, lançam uma campanha de mobilização contra as drogas no município. As ações começam na próxima semana com um ciclo de palestras nas escolas públicas e particulares, em seguida um concurso de redações e uma caminhada no dia 6 de outubro – como forma de protesto contra o uso de drogas.
Segundo a promotora de Justiça Salete Adorno, o trabalho tem um caráter educativo e preventivo. A iniciativa pretende distribuir várias urnas em locais públicos, por toda a cidade, para que as pessoas informem os pontos de drogas, de forma sigilosa, garantindo assim sua integridade. Essa denúncia será transcrita pela promotora, para que até as letras dos denunciantes sejam preservadas.
“Já que a polícia não conseguiu erradicar as drogas eu optei pelo trabalho educativo, para que o aluno diga não às drogas, foi quando surgiu a idéia dessa campanha e procurei o Creas, pois ele disponibiliza de toda a estrutura, como psicóloga, pedagoga, e elas me forneceram todo o apoio e elaborou o projeto”, explicou a promotora de Justiça. Salete Adorno ainda elogiou um grupo de estudantes que prepara uma peça teatral, contra as drogas, para encenação durante o evento.
Ainda segundo a promotora, o principal objetivo dessa campanha é para que os jovens digam não às drogas, como também para obter de toda a comunidade as denúncias dos pontos de drogas. “Depois que receber as denúncias vou transcrevê-las e entregá-las para as Polícias Militar, Civil e Federal pedindo para que cada um cumpra o seu papel”, enfatizou Salete.
As inscrições, para participar da redação, estarão abertas entre os dias 15 e 18 de setembro, nas unidades municipais, estaduais e particular de ensino. É necessário que o aluno esteja regularmente matriculado na rede de ensino da cidade. Os quatro melhores estudantes serão premiados com computador, televisão, bicicleta e DVD.