Nove novos membros que atuarão em Promotorias de Justiça do interior
O dia 6 de junho de 2014 é um marco histórico para o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), que recebe nove novos membros que atuarão em Promotorias de Justiça do interior do Estado. A solenidade de posse ocorreu nesta sexta-feira, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Os 96 minutos que se passaram da abertura ao encerramento serão lembrados por todos os que estavam presentes. É o que se pode observar dos simples gestos aos veementes ou emocionados discursos.
A sintonia de sentimento dos que proferiram a palavra ou de quem apenas prestigiou o evento demonstraram a vital missão que um promotor de Justiça assume no cotidiano em prol da sociedade. É o que ficou constatado nas lágrimas e no discurso de João Batista e Neuza dos Anjos, pais de Flávio Bezerra, novo promotor de Justiça de Cajueiro.
“É uma alegria muito grande ver estes jovens que buscaram estudar e assim conseguiram galgar a este posto. O meu filho dedicou-se e muito aos estudos. Foi uma luta árdua, mas ele conseguiu. E agora vai exercer uma função que tem tudo a ver com ele, pois meu filho tem vontade e força para contribuir com a mudança e melhoria de Alagoas e do país”, disse João Batista.
O jovem Fernando Walker, irmão do promotor Paulo Henrique da Silva, complementou: “Este momento é a realização de um sonho que não é só do meu irmão e dos novos promotores, mas de todos nós que precisamos da atuação dos promotores de Justiça”.
Promotores entram para “somar”
É um sonho também dos promotores que dedicam anos de sua vida ao bom combate, conforme foi bem enfatizado em um dos discursos mais emocionantes da solenidade de posse, o da presidente da Associação do Ministério Público de Alagoas (AMPAL), Adilza de Freitas, que demonstrou de forma poética as diversas faces da atuação de um promotor.
“É muito importante que novos membros assumam para que cada vez mais o Ministério Público possa melhor desempenhar suas atividades e assim ter uma atuação ainda mais efetiva na defesa da moral e da legalidade. Os novos promotores vem para somar e este é um desejo e um sonho partilhado há anos e hoje concretizado”, destacou a promotora.
O subprocurador-geral Judicial do MPE/AL, Antiógenes Marques de Lira, antes mesmo do ato de posse, já declarava o que espera dos jovens promotores. “É uma grande aquisição para o Estado de Alagoas, por isso, tenho a expectativa de que eles trarão novas ideais e vigor para a categoria”.
O decano do Colégio de Procuradores de Justiça, Antônio Arecippo de Barros Teixeira, ao ser convocado para proferir seu discurso, recebeu uma breve e singela homenagem do procurador-geral de Justiça do MPE/AL, Sérgio Jucá, que destacou os 40 anos que Arecippo dedica à Casa e a contribuição que ele ofereceu na comissão do concurso que resultou na posse dos novos membros. Arecippo, de forma impetuosa, defendeu a importância do Ministério Público e felicitou os novos membros desejando-lhes: “Muita paz, saúde e amor. Paz no espírito, saúde no corpo e amor no coração da sociedade”.
Ministério Público por vocação
O orador da solenidade de posse pelos novos membros foi o promotor Carlos Davi Lopes, primeiro colocado no concurso. Ele ressaltou a isonomia, lisura e transparência do processo do concurso; a importância de Deus e da família no apoio; partilhou um das suas situações pessoais que o motivou a se tornar um promotor de Justiça, que foi o homicídio de sua mãe; além de destacar a vitória que todos os novos promotores tiveram. “Prepare-se como um cavalo para batalha, mas é a mão de Deus que nos dará a vitória”, uma das frases marcantes que ele citou.
Para finalizar os discursos, o procurador-geral de Justiça do Estado de Alagoas, Sérgio Jucá, falou sobre a paixão arrebatadora que move os promotores e mais uma vez fez questão de destacar que este sentimento é comprovado, pois são muitos os promotores que há anos assumiram a missão e citou o seu próprio exemplo. “Eu tenho 38 anos de atuação, mas sinto-me com o mesmo entusiasmo juvenil. E a nossa missão diária é que o Ministério Público continue sendo um guardião da Lei, um defensor social, lutando contra os fora da lei, sem trair jamais o nosso dever funcional”.
Sérgio Jucá fez questão de enfatizar que os novos promotores são merecedores da vitória que se concretiza com a posse, ratificando dessa forma, a legitimidade e lisura do concurso realizado. “Vocês não devem nada a ninguém, a não ser aos estudos, brilho e inteligência que possuem. Vocês estão ingressando no Ministério Público por mérito e tenho absoluta convicção que vocês triunfarão e serão autênticos e genuínos promotores de justiça”.
O chefe do Ministério Público Estadual destacou ainda a importância do apoio familiar, o relacionamento harmônico e a sinergia existente dentro do MPE/AL e fez questão de frisar que cada vez mais os promotores devem ser mais resolutivos, devem encontrar soluções para os conflitos e terem sede de justiça.
Os novos membros
Após 18 anos sem concurso público para o cargo de Promotor de Justiça, foram empossados hoje os promotores: Carlos Davi Lopes Correia Lima, Marllisson Andrade Silva, Paulo Henrique da Silva Aguiar, Wesley Fernandes Oliveira, Eloá de Carvalho Melo, Paulo Roberto de Melo Alves Filho, Vinícius Ferreira Calheiros Alves, Thiago Chacon Delgado e Flávio Bezerra, que atuarão respectivamente nas Promotorias de Justiça de Porto de Pedras, Paripueira, Igaci, Girau do Ponciano, São Brás, Igreja Nova, Passo de Camaragibe, Paulo Jacinto e Cajueiro.
A chegada dos novos membros ao MPE/AL garante mais força de atuação, pois irá contemplar diferentes regiões do Estado, preenchendo Promotorias de Justiça que estavam sem titularidade há algum tempo. Os nove promotores que tomaram posse hoje foram nomeados no dia 28 de maio deste ano, pelo procurador-geral de Justiça, Sérgio Rocha Cavalcanti Jucá. Aprovados no certamente finalizado em abril deste ano, eles já começarão a atuar neste mês de junho, nas Promotorias das regiões do Estado já citadas.
