×

Alagoas

MPE firma TAC para garantir segurança em festival

Para participar da competição que já registou morte, condutor precisa comprovar curso de manobras radicais

A tradicional Festa da Juventude, que acontece anualmente no município de Santana do Ipanema, será realizada neste ano dentro dos critérios estabelecidos no Termo de Ajustamento de Conduta. O TAC foi proposto pelo promotor Wesley Fernando Oliveira e seguiu assinado por representantes da Prefeitura e órgãos ligados a segurança pública, além do Conselho Tutelar.

Caberá a Prefeitura de Santana do Ipanema a instalação de banheiros químicos em quantidade suficiente e recomendada pelas Polícias Militar e Civil, fazer a sinalização para a mudança do fluxo de trânsito, disponibilizar guincho para o trabalho de monitoramento da SMTT da cidade e providenciar transporte e lanche para a tropa da PM que trabalhar durante a festividade.

Também será de competência do Município contratar segurança privada para os camarotes e cancelas, cuidar para que o evento tenha início às 22h e termine, no máximo, às 04h da manhã do dia subsequente, proibir e fiscalizar a venda de bebida alcoólica em vasilhames de vidro e churrasquinhos em palitos de ferro ou madeira e não permitir que o paredão de som funcione após às 18h.

O Poder Executivo terá, ainda, a missão de providenciar, junto ao hospital regional, que os atendimentos sejam feitos com agilidade, visando desocupar a guarnição que socorreu a vítima e garantido a ela o socorro necessário.

Polícia

Estará sob a responsabilidade da Polícia Militar a coordenação operacional dos órgãos envolvidos na Festa da Juventude, tendo a corporação, o principal compromisso de patrulhar todo o evento.

Competição perigosa

As manobras com “cavalo-de-pau” só poderão ser executadas se os condutores dos veículos apresentarem à Polícia Militar um diploma de curso de condutores para manobras radicais.

“O TAC disciplina os compromissos que caberão a Prefeitura e a cada órgão envolvido na Festa da Juventude. Ele é importante porque estabelece responsabilidades. Durante a reunião, nós explicamos a importância de todos cumprirem o seu papel, só assim, poderemos ter uma festa ordeira e tranquila”, afirmou Wesley Fernando Oliveira, promotor de Santana do Ipanema.