×

Maceió

MPE e deputada promovem evento sobre violência e mulher com deficiência

Acontecerá, nesta sexta-feira pela manhã (15), a partir das 09h, no auditório do Ministério Público Estadual de Alagoas, em Maceió, um evento que vai debater a criminalidade contra a mulher com deficiência. O seminário está sendo organizado pela Escola Superior do Ministério Público, o Núcleo de Defesa da Mulher do MPE e a deputada federal por Alagoas, Rosinha da Adefal (PT do B). Na ocasião, também haverá uma apresentação de balé pela cadeirante Gabriela Amorim.

Com o tema “Uma reflexão sobre a violência contra a mulher e a mulher com deficiência”, a atividade contará com 12 autoridades do Estado, envolvendo os Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo. A abertura dos trabalhos será feita pela secretária estadual da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born.

Em seguida, às 10h, haverá a primeira palestra do dia: “Ser mulher e ter deficiência: como enfrentar esta dupla discriminação”. Ela será ministrada por Solange Ferreira, coordenadora de Políticas de Pessoas com Deficiência da Secretaria Nacional de Promoção da Pessoa Com Deficiência.

A 2º palestra do dia será promovida pela promotora de Justiça Stella Valéria Cavalcanti: “Questões controvertidas sobre a Lei Maria da Penha”. A autoridade ministeria é mestra em Direito Público pela Universidade Federal de Alagoas e autora do livro “Violência doméstica contra a mulher”.

Após essas duas atividades, a deputada Rosinha da Adefal atuará como mediadora numa mesa redonda sobre os temas discutidos.

Debates

O evento será encerrado às 11h30, com uma apresentação de ballet. A cadeirante Gabriela Amorim vai demonstrar que uma mulher com deficiência tem capacidade para a prática da dança.

O seminário “Uma reflexão sobre a violência contra a mulher e a mulher com deficiência” ocorrerá na sede do MPE de Alagoas, situada na Rua Pedro Jorge de Melo e Silva, nº 70, no bairro do Poço.